Operação na Praia Secreta

Na operação Angra Legal, prefeitura desmonta mais um camping ilegal

Sexta-Feira, 20/02/2009 | .

 

A Operação Angra Legal deflagrou mais uma importante ação na manhã de quinta-feira,18, desmontando um camping clandestino, que mais parecia uma moradia precária, na paradisíaca Praia Secreta, em Mambucaba.

No local, fiscais da Prefeitura desmontaram uma moradia improvisada que foi instalada debaixo de uma gruta situada próxima à praia. Dentro da gruta foram apreendidas barracas de camping, utensílios de cozinha, fios de iluminação, aparelho de som e diversos outros objetos. Pelo quadro encontrado no local, inclusive com iluminação instalada, cama, fogão e caixas servindo de móveis, tudo indica que o grupo, composto por adultos e crianças, proveniente do Rio de Janeiro, estava, há algum tempo, instalado irregularmente na gruta.

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, o setor de fiscalização da Prefeitura de Angra já havia visitado e encontrado no local, além de materiais instalados na gruta, diversas barracas de camping montadas na praia, Os fiscais comunicaram ao responsável pelo grupo, que não poderiam ficar acampados nem abrigados na área porque as leis vigentes no município não permitem o funcionamento de camping selvagem na região. Após o aviso solicitaram a retirada imediata das barracas e dos pertences da gruta. A solicitação não foi acatada e a operação de desmonte teve que ser feita com o auxílio da PM. Inicialmente houve uma pequena resistência do grupo, mas depois de intervenção pacífica dos policiais, a ação foi finalizada com sucesso. Todo o material apreendido foi levado para um depósito municipal.

A Operação Angra Legal vai continuar em ação durante todo o carnaval, no continente, praias e ilhas. A operação que tem como objetivo manter em ordem a ocupação do solo urbano, as atividades comerciais e preservar o meio ambiente, foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Angra com apoio da Polícia Militar. Além de fiscalizar, a operação tem como objetivo educar a população e turistas para que todos tenham melhor qualidade de vida, respeitando o meio ambiente.

Segundo dados do setor de fiscalização da prefeitura, no verão de 2008, durante a operação, em média foram emitidas 150 notificações a infratores, lavrados 30 autos de infração e realizadas cerca de 120 ações de apreensão. De janeiro de 2009 até agora, já foram feitas 26 notificações, emitidos 32 autos de apreensão e sete autos de infração.

Secretarias relacionadas: