Circo tem permanência negada

Em razão do fim do defeso e aumento da descarga de peixes, área ocupada pelo circo será utilizada

Sexta-Feira, 20/02/2009 | .

 

A Secretaria de Fazenda, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e a Polícia Militar realizaram ontem, 19, uma ação de interdição no circo Big Brothers, localizado no aterro da Praia da Chácara. A autorização para a sua permanência venceu no dia 9 deste mês e a Prefeitura de Angra negou na última quarta-feira, 18, o pedido de renovação feito por seus proprietários. O espaço ocupado pelo circo é considerado estratégico para o ordenamento especial do trânsito, necessário neste período de carnaval, em que o número de veículos aumenta por causa da demanda de turistas. Além disso, o período coincide com o fim do defeso e o consequente aumento do fluxo de caminhões que descarregam o pescado.

- Sou a favor da cultura circense, que é importante e a cidade está de portas abertas para recebê-la, mas a pesca é um dos fomentos de nossa cidade e eu devo apoiá-la. Existem cerca de 20 mil famílias envolvidas com a pesca e essas pessoas estão há mais de 100 dias sem pescar, respeitando o defeso. O pescador, que chega com o caminhão de madrugada, precisa descarregar o mais rápido possível para voltar ao mar e sustentar sua família. Como posso não buscar áreas de estacionamento? O circo já teve sua licença para operar e assim foi feito – esclareceu o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, a ação foi tranquila e os proprietários já estavam desmobilizando o circo para a sua retirada. A determinação é de saída imediata e, caso não seja cumprida, o circo terá que pagar multa de R$ 1.914 por dia.

Secretarias relacionadas: