Carnaval para Todos

Chico Preto, importante figura da pesca, é homenageado na Passarela do Samba

Domingo, 22/02/2009 | .

 


O carnaval, a grande festa brasileira, está indo de vento em popa em Angra dos Reis.O sol está ajudando e atraindo mais e mais pessoas para a cidade que está de braços abertos recebendo turistas de todas as partes do mundo.

Na noite de sábado, 21, a festa foi feita pelos blocos Reizinho Mirim, Caravelas e Ki Merda é Essa, percorrendo ruas do Centro e a Passarela do Samba. O Bloco do Marinas também fez um bonito desfile na comunidade onde foi fundado.

Neste domingo, 22, os blocos do Reizinho (18h), Marit‘Samba (20h) e Jaqueira (22) vão percorrer as ruas do Centro e terminar o desfile na passarela da Avenida Júlio Maria. Durante a tarde tem matinê e de noite, Baile da Cidade, na Praça Zumbi dos Palmares ( Mercado Municipal). Nos bairros e ilhas, diversos blocos, bandas e DJs vão continuar comandando a folia. Na Praia do Anil, quem vai reinar são as bandas de axé Pakeras e Vitrine Tropical.



Sol, carnaval e homenagens sinceras na avenida


O primeiro dia de carnaval foi de sol a pino, com a cidade cheia e praias convidativas a mergulhos. A noite foi colorida pelos blocos que desfilaram na cidade, além dos shows com as bandas Ponto A e Vitrine Tropical apresentando axé, música pop e samba de qualidades, na Praia do Anil, para milhares de foliões.

Reizinho Mirim e matinês para a garotada

Às 16h começou a matinê na Praça Zumbi dos Palmares (Praça do Mercado Municipal) com brincadeiras e recreação da Tia Jô, animando crianças de todas as idades.

Às 19h novamente foi a vez foi das crianças, com o Bloco Reizinho Mirim fazendo mais um grande carnaval para a garotada. Com o enredo Brincadeiras de Criança, o bloco saiu da Rua das Palmeiras com as cores azul, vermelho, branco e dourado apresentando o Reizinho Mirim Gabriel Galvão (10 anos), a rainha Mayá Silva, (8 anos) no trono e bateria composta por 30 crianças, muitas delas familiares dos ritmistas do Reizinho Adulto, o bloco tradicional do Santo Antônio, que sempre sai no domingo de carnaval. Seguindo a cartilha do bloco que o inspirou, o Reizinho Mirim só s difere do tradicional porque não distribui nenhuma bebida para os foliões na avenida. Durante o desfile, somente são distribuídas alegorias para as crianças, como as tradicionais coroas .

A agremiação também faz o maior sucesso entre os adultos: mães, pais, titias e avós da gurizada que saem sambando e cantando atrás do bloco que é conduzido pelos intrépretes, as crianças Roberta, Tiago e Emilay.

O bloco não tem presidente e é conduzido por uma comissão de carnavalescos como o Cristiano, Zizinho, Ditão e muitos outros. Segundo Maria Angélica, também integrante da comissão, os componentes da bateria do Reizinho Mirim serão os ritmistas da futuro da agremiação. “Tudo aqui funciona como uma escola de formação, tem filhos e netos dos antigos componentes”- explicou.


Pescador Chico Preto se emociona no camarote ao ver o Caravelas passar

Seguindo a tradição de homenagear em seu enredo pessoas, entidades sociais e ambientais, índios, esportistas e todos os segmentos que têm contribuído para engrandecer a cultura e a história da cidade, o Bloco Caravelas, do Morro do Peres, saiu às ruas com as cores vermelho e branco homenageando uma das pessoas mais importantes para a pesca no município. Um dos mais antigos pescadores da cidade, fundador da Cooperativa de Pesca de Angra e que sempre gostou de samba, tendo inclusive criado nos arredores do cais, um evento que reunia sambistas da cidade.

Chico Preto compareceu á avenida e do camarote, acenava para o bloco que tinha uma ala denominada Amigos do Chico Preto, formada por diversos pescadores da cidade.

O bloco, que tem como presidente Ênio Valverde, tinha como abre-alas uma canoa conduzida por um menino pescador e um grupo que fazia coreografias com uma rede. A bateria, impecável como sempre, comandada pelo Mestre Nilton, compareceu com 55 ritmistas, sendo 90% moradores do Peres. A rainha da bateria, Thalita,  se destacou juntamente com a ala de crianças e passistas da comunidade. O samba foi interpretado por Chiquinho da Mocidade,Carlinhos Simpatia e com Pereira no cavaco.


Em frente ao camarote da Passarela do Samba, o presidente Ênio, os amigos de Chico Preto e os representantes da Prefeitura de Angra, através do presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius, reverenciaram Chico Preto.

_ Estou muito feliz por um bloco lembrar a importância de todos nós pescadores para a nossa cidade. Agradeço a todos- disse Chico Preto emocionado.

Ki Merda é Essa desce o Santo Antônio homenageando Natalício


Com a foto do saudoso Natalício Veríssimo, que foi um importante sambista, morador do Santo Antônio e mestre-sala de Angra e um dos fundadores e participante de antigos blocos de rancho da cidade, como Flor do Abacate e Batucada das Palmeiras , o Bloco Ki Merda é Essa saiu das Ruas das Plameiras para a avenida com muita alegria.

Presidido por José Veríssimo, sobrinho de Natalício, o bloco com as cores azul e branco teve Daniela como Rainha da Bateria e cerca de 60 ritmistas. Foi finalizado em grande festa com a tradicional distribuição gratuita, para foliões e integrantes do bloco, no Bar do Tinho, de um dos pratos deliciosos da culinária brasileira, que é a dobradinha.


Bloco Mocidades do Marinas homenageou o bairro com seus condomínios


O Bloco Mocidade do Marinas, exaltando as belezas naturais, morros e condomínios da localidade surgidos a partir da década de 60, fez um bonito carnaval pelas ruas do Marinas, durante a noite de sábado. Com alas de crianças com mestres-sala e porta-bandeira mirim, Júnior e Eduarda, o bloco agradou a todos apresentando a a águia, que é o símbolo do bloco, e a rainha da bateria Adriana. O bloco tem nove anos e é presidido por Abdias Tomé.

Secretarias relacionadas: