Blocos arrasam na Passarela do Samba

Tuca assiste ao desfile de domingo dos blocos que empolgaram a multidão; nos bairros, alegria continua

Segunda-Feira, 23/02/2009 | .

E a alegria contagiante dos dias de carnaval não pode parar. Nesse domingo, 22, dia de sol e calor, a festa continuou nos blocos que desfilaram no Centro da cidade, na matinê e no Baile da Cidade, realizados na Praça Zumbi dos Palmares. Nos bairros, as noites, embaladas também por blocos, bandas e DJs, seguiram acompanhando o ritmo da folia. 

Camorim e Praia do Bonfim tiveram animados finais de tarde, com os organizados blocos Pé na Jaca e Unidos do Bonfim. Um clima muito familiar, alegre e colorido trouxe às famílias momentos de lazer e de muita música animada.

O prefeito Tuca Jordão e sua família assistiram todos os blocos que passaram à noite pela Passarela do Samba e compartilharam toda sua alegria com os angrenses que gostam de pular o carnaval. 

– Essa idéia de fazermos uma passarela foi perfeita para a ocasião. Era o nosso desejo, oferecer para os nossos angrenses um carnaval de muita qualidade, conforto e segurança – afirmou Tuca, feliz em estar mais perto do povo, que com alegria assistia os blocos passarem.

Na Praia do Anil, os shows com as bandas Pakera e Vitrine Tropical levantaram a multidão, que entrou noite a dentro ao som de axé e outros ritmos  dançantes.

Bloco do Reizinho

O tradicional bloco do Centro, presidido por Jorge Junqueira, se concentrou na Praça Zumbi dos Palmares (Praça do Mercado Municipal),   e  começou o aquecimento, para sair pelas ruas da cidade às 18h30.  

Com muitos foliões fantasiados, famílias e crianças, o bloco arrastou uma multidão de 3 mil pessoas, mas passou pela Passarela do Samba somente às 21h30. Mesmo com o atraso, o povo não perdeu o ritmo e cantou o samba, que homenageava um importante comerciante angrense. 

– O nosso desejo era prestar homenagem a um filho dessa terra e que sempre apoiou o nosso bloco – contou o presidente do bloco, Jorge Junqueira, referenciando o samba-enredo, que contou a história do comerciante Jarjura Deccache.

A figura do reizinho, símbolo do bloco, esteve presente em um carro, que acenava com sua rainha para a multidão. O abre-alas, que transportava uma coroa  de 1m x 80cm, marcou os 39 anos do bloco que, tradicionalmente, distribui vinho, em todos carnavais angrenses. 

A porta-bandeira Solange animava os foliões e a bateria de 80 componentes, comandados pelo Mestre André Luís, embalou o samba “No Bloco do Reizinho, o Jarjura é inesquecível”.

Como em todos os anos, a manifestação popular do Bloco das Piranhas acompanhou o bloco, arrastando centenas de pessoas fantasiadas e arrancando sorrisos da platéia, que assistia tudo da passarela.

Bloco Marit‘Samba

Com o enredo “Marit´Samba no Teatro”, o bloco Marit‘Samba fez um lindo desfile pelas ruas. A comunidade do Morro do Carmo compareceu em peso ao bloco que, com as cores amarelo e vermelho, deu um show no carnaval. 

A concentração foi na Praça General Osório, e às 23h30, o bloco atravessou pela passarela. Com um lindo bloco de crianças com as caras pintadas das tradicionais máscaras de teatro, o abre-alas do bloco começou contando a história do teatro e homenageou o grupo Revolucena em um carro que mencionava os 30 anos do grupo angrense.

A bateria de 30 componentes, composta por homens e mulheres, contagiou os que assistiram o desfile.

– Nossa expectativa era para 2 mil pessoas e fomos surpreendidos pela multidão que acompanhou o nosso bloco – falou Aderbal de Souza, presidente do bloco, empolgado pela folia carnavalesca.

Bloco da Jaqueira

A noite na passarela foi finalizada com muita categoria pelo Bloco da Jaqueira, que à 0h30 ainda sacudiu os foliões. Fundado em 12 de março de 1995, o bloco, que tem como símbolo uma jaqueira, entrou com sua marca registrada na passarela, distribuindo deliciosos favos de jaca para o povo. Até o prefeito e a primeira-dama Alessandra não resistiram e comeram jaca, para a alegria dos foliões. 

O mestre-sala Toninho e a porta-bandeira Cenir deram um show abrindo o desfile com uma coreografia digna de aplausos. As cores principais foram o verde e o branco e os destaques de chão Gilson e Tamiris, com muito samba no pé, levantaram a galera no samba que homenageava o mestre da bateria Paulinho, falecido no ano passado, e que deixou saudades nos componentes da bloco.

A bateria com 50 componentes deu um show. Fez as famosas “paradinhas” ao passar em frente ao camarote e demonstrou grande entrosamento ao sacudir as 2 mil pessoas que, empolgadas, assistiram, até o final, o desfile dos blocos.

Segunda-feira de Carnaval

A programação de carnaval segue animada nesta segunda-feira. Na Praia do Anil, a festa continua com as bandas InspiraSamba e Vitrine Tropical.

No centro, os blocos prosseguem desfilando na passarela e nos bairros também.

A matinê com a Tia Jô, alegrando a garotada na Praça Duque de Caxias,  vai animada das 16h às 20h em um ambiente familiar e de muita alegria.

Dia 23/02  - Centro (Segunda-feira)

20h - Bloco Uns e Outros de Ladeira Abaixo
Concentração: Praça Zumbi dos Palmares (Duque de Caxias)
21:00 – Bloco da Carioca
Concentração: Praça Zumbi dos Palmares (Duque de Caxias)
22h30 - Bloco Conexão Bahia
Concentração: Praça General Osório

 Dia 23/02 – Bairros (Segunda-feira)

19h - Bloco Unidos de Jacuecanga
Concentração: Centro Comercial do Village
20h - Bloco Carnavalesco Jardim Balneário
Concentração: Quadra do Balneário
22h - Bloco Império do Frade
Concentração: Esquina da Rua São Sebastião, Frade
22h - Bloco Unidos da Praia Vermelha
Concentração: Perequê  

Secretarias relacionadas: