Construções irregulares são demolidas

Choque de ordem da Prefeitura de Angra irá continuar

Quarta-Feira, 04/03/2009 | .

 

A Prefeitura de Angra realizou nesta terça-feira, 3, uma ação de demolição de construções irregulares em Caetés. As habitações foram construídas, nos últimos seis meses, às margens da Rio-Santos, em uma área do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit). Sete barracos foram demolidos. De acordo com o subsecretário de Desenvolvimento Urbano, Fernando César Pereira, a medida faz parte da postura de ordenamento adotada pela gestão municipal.

- Quem pensa que pode chegar em qualquer área e construir, achando que não poderá ser removido, está enganado. Este choque de ordem vai continuar e se estender por outros locais do município – disse o subsecretário.

Os ocupantes retirados receberam passagens para retornarem aos seus locais de origem, além de acompanhamento da Secretaria de Ação Social. A maioria dos ocupantes era do município do Rio de Janeiro, de locais como Rocinha, Vidgal e Santa Cruz. Havia também pessoas da Bahia e do próprio município de Angra. Os móveis foram levados ao depósito municipal para que seus proprietários possam buscá-los assim que puderem.

Participaram da ação as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Ação Social, de Obras, a Procuradoria-Geral, a Subprefeitura de Jacuecanga, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal. Apesar do reforço policial, a ação não teve grande resistência ou problemas.

Todos os ocupantes foram notificados duas vezes. Primeiro, no fim do ano passado e, recentemente, no mês passado. Foi aberto um processo para cada construção irregular, mas nenhum de seus proprietários se manifestou.

Secretarias relacionadas: