A sessão oficial de lançamento do “Cinema Para Todos” vai acontecer na próxima sexta, dia 6 de março, às 19h, nos cinemas do Angra Shopping, contando com todo o apoio necessário da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar).
Na ocasião, representantes da Secretaria de Cultura estarão presentes para falar sobre o projeto. O programa é uma iniciativa estratégica do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que visa estimular e democratizar o acesso ao cinema, por meio de sessões gratuitas aos alunos do ensino médio da rede estadual, com obras exclusivamente nacionais. Os primeiros filmes a serem exibidos em Angra serão “O menino da porteira” e “Se eu fosse você 2”, e os estudantes poderão assistir às sessões mediante a troca dos vales-ingresso – que foram distribuídos aos próprios nas escolas, a partir dia 2 de março – por entradas de cinema, no Angra Shopping. O “Cinema Para Todos” está em sua segunda fase, e é realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Associação Cidadela, com o Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado do Rio de Janeiro e com o Sindicato das Empresas Exibidoras do Município do Rio de Janeiro, além de contar com o apoio da Cultuar, em nível municipal.
Nesta etapa do programa, 14 municípios do Rio de Janeiro serão beneficiados com o projeto: Angra dos Reis, Barra Mansa, Campos dos Goytacazes, Macaé, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda. O “Cinema para Todos” conta com um orçamento de cerca de R$ 900 mil, dividido entre a etapa passada e esta, de 2009. Se somadas, as duas fases do programa oferecerão um número de 300 mil vales-ingresso aos alunos. A meta é chegar aos 1,7 milhão de vales-ingresso até 2010, beneficiando todos os municípios do Rio de Janeiro possuidores de salas de exibição comercial.
Além de favorecer estudantes e promover a formação de público, a ação visa também estimular a cadeia produtiva do audiovisual, já que os alunos assistem a filmes brasileiros e comentam com amigos e familiares, criando um público voltado ao cinema nacional. Ao subsidiar os vales-ingresso e incentivar a ida dos jovens ao cinema, o programa reforça a receita dos cinemas, dos distribuidores e produtores.