Mais de 400 alunos do ensino médio da rede estadual, em Angra, participaram na sexta, dia 6 de março, da sessão inaugural relativa à segunda fase do programa “Cinema para todos”, que foi realizada no cinema do Angra Shopping.
A partir das 19h, estudantes do Colégio Estadual Artur Vargas e do Colégio Estadual Nazira Salomão puderam conferir gratuitamente o filme nacional “Se eu fosse você 2”, mediante a troca dos vales-ingresso – que foram distribuídos nas escolas desde o dia 2 de março – por entradas de cinema, no Angra Shopping. Mais de 20 mil vales-ingresso foram cedidos aos alunos.
O programa é uma iniciativa estratégica do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que visa estimular e democratizar o acesso ao cinema, por meio de sessões gratuitas aos alunos do ensino médio da rede estadual, com obras exclusivamente nacionais. Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Associação Cidadela, com o Sindicato das Empresas Exibidoras do Estado do Rio de Janeiro e com o Sindicato das Empresas Exibidoras do Município do Rio de Janeiro – além de contar com o apoio da Fundação de Cultura de Angra dos Reis, Cultuar, em nível municipal –, o “Cinema para todos” contou com participações ilustres em sua estreia no município. Estavam presentes o assessor da Secretaria Estadual de Cultura, Fernando Tranjan – representando o governo do Estado –, a coordenadora regional da Baía da Ilha Grande, Marinilza Gonçalves Rosa Graciano, a promotora responsável pelo projeto em Angra, Márcia Brasil, e uma das integrantes da Associação Cidadela, Gisella Cardoso. O vice-prefeito Essiomar Gomes e a primeira-dama Alessandra Jordão também marcaram presença.
Segundo o presidente da Cultuar, Mário dos Anjos, a iniciativa é relevante. “Esse projeto é de suma importância para Angra. Tem muita gente em nossa cidade que nem sabe da existência dos cinemas no município. Aproximar o estudante do cinema nacional é um grande passo cultural", declarou o presidente da Cultuar.