Seguindo a determinação do prefeito Tuca Jordão, a Secretaria de Governo e Defesa Civil tem procurado auxiliar não só a população de Angra dos Reis, mas também a das cidades vizinhas. Como já aconteceu com a cidade de Paraty que sofreu com as chuvas e foi auxiliada com o trabalho dos profissionais do órgão por meio de doações arrecadadas no município, como também com ajuda técnica e com outros serviços. Desta vez, Angra demonstrou sua solidariedade com a cidade de Rio Claro.
Por volta das 18h30 de domingo, 8, seis residências foram envolvidas em um deslizamento de terra. A ocorrência foi na rua Beira-Linha, no município de Rio Claro – RJ. Na manhã seguinte o prefeito de Rio Claro, Raul Machado, solicitou ao prefeito Tuca Jordão o apoio da Prefeitura de Angra. O secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre, enviou para o local uma geóloga e um coordenador de engenharia do órgão, acompanhados de um engenheiro geotécnico da Secretaria de Obras. O objetivo desses profissionais seria delimitar as áreas de risco e assessorar o município na recuperação da área afetada, sugerindo medidas preventivas e corretivas.
Os profissionais realizaram uma avaliação na área atingida, e, a princípio constataram que a geologia do local do sinistro é desfavorável ao modelo de ocupação existente, além de apresentar um corte irregular do barranco sem as prévias obras de estabilização. A Defesa Civil Estadual instalada em Barra Mansa, junto ao Corpo de Bombeiros, também esteve no local e interditou uma residência por ter apresentado comprometimento em dois pilares. A causa do acidente ainda não foi identificada. Ninguém se feriu.