Novas metas para superar a crise

Sebrae promove oficina com representantes dos municípios da Costa Verde para fomentar o turismo até 2011

Quinta-Feira, 12/03/2009 | .

O grupo de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor) do Sebrae/RJ se reuniu ontem (10) com representantes das secretarias de turismo de todos os municípios da Costa Verde (Angra, Paraty, Rio Claro, Mangaratiba e Itaguaí). O encontro, realizado no CEA (Centro de Estudos Ambientais), na Praia da Chácara, serviu para a definição das metas de fomento ao turismo na região no triênio 2009 – 2011. A proposta da Geor é desenvolver o setor com ações que envolvam o poder público e a iniciativa privada. Também estiveram presentes ao evento representantes do Parque Nacional da Ilha Grande, da Capitania dos Portos e empresários do setor.

Segundo Maria Auxiliadora Dabela, gestora do Projeto de Turismo do Sebrae para a região, a proposta do encontro foi discutir as ações que podem ser implantadas para o desenvolvimento do turismo sustentável na Costa Verde. “Precisamos unir as secretarias municipais e os órgãos estaduais e federais aos empresários, para, juntos, criarmos estratégias que desenvolvam o turismo sem agredir a natureza”, comentou.

Durante o encontro foram realizadas oficinas que ajudaram a traçar as metas para o desenvolvimento do turismo regional. “As atividades foram muito dinâmicas e permitiram que todos dessem sugestões. Pontuamos as deficiências e apontamos as ações que devem ser implantadas”, comentou Luciana Braz, turismóloga da TurisAngra.

O presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa - vice-presidente para a região do Fórum Estadual de Secretários de Turismo (Fest) -, defendeu a união dos municípios da Costa Verde. “Todos temos que trabalhar juntos para fortalecermos a nossa região. Os projetos devem ser pensados em conjunto, e para nós é fundamental a parceria com o Sebrae”, concluiu.

Rio-Santos – Também presente ao encontro, o vice-prefeito de Angra, Essiomar Gomes, voltou a citar a paralisação das obras de duplicação da rodovia Rio-Santos (BR-101), na altura de Itaguaí, como um grande obstáculo para o desenvolvimento regional. “O desenvolvimento de nossa região está seriamente comprometido com essa paralisação. Precisamos nos unir para cobrar uma solução imediata dos governos estadual e federal”, advertiu Essiomar.

Momento gera novas oportunidades

Os números apresentados na reunião comprovam que a crise financeira mundial ainda não atingiu em cheio o setor turístico nacional, já que, com a alta do dólar, os turistas passaram a buscar destinos domésticos. Segundo Jarbas Modesto, consultor do Sebrae, o momento de crise tem que ser encarado pelos empresários do setor como um momento de oportunidades.

– Toda crise traz ameaças, mas também oportunidades. Esse é o momento dos empresários saberem explorar essas oportunidades”, comentou. “Em relação ao turismo, a melhor forma de superar uma crise é pensando no desenvolvimento de todos os envolvidos. Um empresário não pode pensar só no seu negócio e esquecer os outros em sua volta. Até porque, quando o turista fica insatisfeito com alguma coisa ele se lembra da cidade como um todo – argumentou.

Veja algumas ações previstas pela Geor na região

  •  Pesquisa e planejamento para demanda e potencial turístico
  • Roteiros turísticos
  • Divulgação do Caminho do Ouro
  • Calendário cultural de Paraty
  • Material de divulgação
  • Participação em feiras
  • Palestras e cursos de capacitação profissional
  • Resgate da cultura local
  • Sinalização turística
  • Programas de preservação do meio ambiente

Secretarias relacionadas: