. O projeto, ligado à Secretaria de Obras, é mais uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis para conhecer melhor a realidade e as necessidades dos moradores do município. Através dele, as comunidades expõem seus problemas e, junto com os agentes, traçam estratégias para as soluções.
Esta segunda reunião teve como objetivo discutir problemas relacionados a meio ambiente e questões urbanas. Os moradores apontaram aspectos positivos e negativos sobre ambos os temas, contribuindo para que os agentes do programa conheçam melhor as especificidades do local.
Sobre meio ambiente, o abastecimento de água foi considerado bom pelos moradores, apesar de ocasionalmente faltar na parte alta do morro. A qualidade da água também foi considerada boa. Com relação ao esgoto, a substituição das fossas por sistemas de manilha foi elogiada, mas a comunidade apontou alguns locais onde o esgoto precisa de melhor tratamento. A coleta de lixo, feita três vezes na comunidade, foi apontada como um ponto positivo, mas os próprios moradores reclamaram da falta de consciência de alguns deles, que acumulam lixo fora do horário de coleta.
Dentro das questões urbanas, os moradores falaram sobre problemas relacionados a pavimentação, iluminação insuficiente nas praças e pouco espaço para áreas de lazer. Ao todo serão dez reuniões no Morro do Carmo. Nelas, os moradores irão discutir sobre seus problemas e traçar soluções com a equipe do programa. A primeira-dama Alessandra Jordão vem participando das reuniões.