Programa Amigo da Criança

Defesa Civil abre ciclo de palestras com salas de aula cheias

Quinta-Feira, 19/03/2009 | .

 As palestras do premiado Programa Amigo da Criança, da Secretaria de Governo e Defesa Civil, da Prefeitura de Angra dos Reis, que tem como objetivo disseminar noções de prevenção e cidadania entre crianças e jovens, estão sendo abertas oficialmente em todas as escolas do município. Nos últimos três anos, foram assistidos 18.961 alunos e realizadas 318 palestras, inclusive na Ilha Grande.

O Programa Amigo da Criança foi criado em 1997 e tem como público-alvo, crianças e adolescentes matriculados em escolas municipais, estaduais e particulares. Em 2004, foi premiado pela Fundação Getúlio Vargas, recebendo o certificado do Programa Gestão Pública e Cidadania, sendo considerado uma experiência inovadora.

Nas escolas, a receptividade do programa é muito grande, pela maneira clara e objetiva que os palestrantes (agentes de defesa civil) abordam o assunto. O resultado são salas de aula sempre cheias com um grande número de alunos querendo aprender , um pouco mais, sobre como agir para prevenir acidentes, respeitar o próximo e lutar corretamente por objetivos.

Nos dias 17 e 18, mais de 10 turmas da Escola Municipal Tânia Rita (Ciep do Belém), do 1º ao 9º ano, participaram do evento. O palestrante foi o agente de Defesa Civil, há quatro anos, Lauro de Oliveira e Azevedo. Com alegria e muita comunicação, ele abriu a palestra mostrando para os alunos que estava ali para trocar informações, ensinar e aprender com toda a turma, descontraindo os jovens e, com isso, passando todas as informações necessárias sobre prevenção de acidentes, preservação do meio ambiente e saúde.

A abertura oficial do evento foi feita pelo coordenador de Relações Públicas da Defesa Civil, Francisco Júdice, e pelo subsecretário de Defesa Civil, José Carlos Lucas Costa. Em nome do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, deram boas-vindas a todos, iniciando a conversa passando mensagens positivas aos alunos, de que todos devem crescer sempre com objetivos de trabalhar para atingir sonhos e com eles, poder ajudar a construir um mundo melhor, sempre valorizando a vida. Lembraram que ninguém pode parar e dizer: já atingi meu objetivo, e sim continuar sempre em busca de algo mais.

As alunas Sacha e Marluce, do 6º ano, ficaram atentas a toda a palestra. Marluce lembrou que aprendeu que é importante ouvir bons conselhos e segui-los, para errar menos e ser mais responsável no decorrer da vida, evitando uma série de acidentes e problemas.

_Aprendemos muitas coisas na palestra, como preservar a natureza para evitar acidentes; que devemos economizar água para que ela não falte no futuro; que não devemos desmatar; que precisamos respeitar o próximo para ser respeitado; devemos construir nossas casas em local seguro; que é necessário termos noções de primeiros socorros para saber como agir quando necessário e muito mais - explicou ela.

O programa idealizado pela Defesa Civil conta com o total apoio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Esportes e Lazer. A gerente de Planejamento e Estatística Educacional da secretaria, Fabiana Almeida, participou do evento, junto com alunos, professores e a diretora da escola Tânia Rita, Rosângela Ramos Carneiro.

Secretarias relacionadas: