O projeto Ações e Cidadania, realizado nas comunidades de Angra, mais uma vez foi destaque na programação do Mês da Mulher da Secretaria de Ação Social. A abertura foi na quinta-feira, 19, às 10h, indo até às 17h, e seguiu até a sexta-feira, 20. Cerca de 2 mil mulheres compareceram durante os dois dias e participaram da ação.
O evento é uma parceria de algumas secretarias da prefeitura, que se unem em uma estrutura de tendas, montada na Praça do Porto, atendendo voluntariamente a população ao prestar serviços de informação, de beleza, atendimento médico e expondo os trabalhos realizados pela Secretaria de Ação Social através dos Cras e Creas.
A secretária Célia Jordão esteve no segundo dia, 20, sexta-feira, para ver de perto a realização do trabalho de sua pasta.
– É sempre muito gratificante poder prestar esses serviços à comunidade. Ainda mais no Mês da Mulher, que é uma comemoração que promovemos com qualidade e que se destaca de muitas cidades – falou Célia.
A Banda de Música Maestro Galloway, um projeto que é desenvolvido nos Cras com adolescentes, se apresentou na abertura do evento, executando músicas populares.
Cabeleireiros, manicures, pedicures e depilação
Para prestar serviços de beleza, como hidratação, corte de cabelo, coloração e relaxamento, a prefeitura contou com o apoio da Equipe do Alex Hair, que há alguns anos atende voluntariamente a população no projeto. Com um grupo de 25 pessoas, ele pretendeu oferecer à mulher angrense o melhor para elevar a sua autoestima.
– Eu gosto de ajudar e por isso convoco toda a minha equipe de cabeleireiros e estagiários. Trago uma boa linha de produtos para atender as mulheres, que saem satisfeitas – contou Alex na abertura do evento. Ao lado da tenda dele estavam as tendas do Salão Popular dos Cras, do Belém e Campo Belo, que também ofereciam cortes de cabelos e hidratação à mulherada que compareceu em peso. O Salão Popular também atendeu a população oferecendo os serviços de manicure, pedicure e depilação facial, no buço.
A Racco, empresa parceira, estava com uma tenda fazendo limpeza de pele e consultoria de beleza às interessadas. A tenda, sempre cheia, foi um sucesso.
Cras e Creas
Quem também marcou presença com uma apresentação de ginástica aeróbica, capoeira e taekwondo na sexta-feira, foi o Cras da Nova Angra, que fez uma exposição dos trabalhos realizados pelas oficinas de artesanato que funcionam no local.
O Centro Especializado de Referência de Assistência Social (Creas) contou uma equipe para a distribuição de panfletos de combate à violência doméstica, e o grupo de hip hop Estratagema de Deus, que trabalha no Projeto Rapsocializando com adolescentes em conflito com a lei, fez uma apresentação especial de free style, estilo livre de rap em homenagem às mulheres.
O Núcleo de Convivência da 3ª Idade, que desenvolve um trabalho com cerca de 170 idosos no município, fez uma distribuição do Estatuto do Idoso e uma apresentação das atividades desenvolvidas durante o ano, como a viagem ao Maracanãzinho para o Baile de Melhor Idade, as apresentações do Coral da 3ª Idade e o Bloco da Melhor Idade, no carnaval. Na sexta-feira, 20, uma palestra sobre saúde vocal foi ministrada pela professora de canto Karla Coelho, e a professora de dança Mariaiolanda fez uma bela apresentação de Biodança, uma dança terapêutica para idosos.
Participação de outras secretarias
A Cultuar esteve presente ao evento, com uma representação em cartazes, montados em cavaletes, sobre a história das bicas de Angra. Uma maquete com o projeto de revitalização da Bica da Carioca foi apresentada e inaugurada com grande festa pelas mulheres.
Outras secretarias também estavam por lá, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, representada pela Subsecretaria de Pesca, que distribuiu panfletos explicativos sobre a maricultura e apresentou maquetes sobre a criação de mexilhão e vieiras que acontece na Ilha Grande. Espécies de peixes originais da baía estavam expostas, formolizadas em vidros.
A bióloga Rosemara Walsh, coordenadora de Projetos de Educação Ambiental, da Subsecretaria de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas, deu uma palestra sobre Educação Ambiental e estava representando a subsecretaria, realizando a distribuição de mudas de quaresmeira rasteira para a população. A Secretaria de Meio Ambiente também realizou um trabalho semelhante, através da Mobilização Ambiental, que estava informando sobre a coleta e o descarte correto de lixo no município. Sacos transparentes para reciclagem de lixo caseira estavam sendo doados, e saquinhos de lixo foram distribuídos para a conscientização das pessoas interessadas sobre o assunto.
O projeto Comunidades Angra, através da coordenadora Luciene Jordão, estava pela primeira vez presente na ação de mobilização. Com banners e panfletos, Luciene estava à disposição da população, informando sobre o desenvolvimento da atuação da prefeitura dentro das comunidades.
– A comunidade do Morro do Carmo é a sexta comunidade beneficiada, já fizemos duas reuniões e já estamos caminhando para o realizar o projeto de ação – informou Luciene.
A TurisAngra, com informações sobre o potencial turístico da cidade, e o Saae, fornecendo água à vontade, também estavam por lá. A Fusar, com uma equipe de quatro auxiliares de enfermagem, estava atendendo a população, realizando aferimento de pressão arterial e HGT, um exame rápido que mede o nível de glicose no sangue. Contando também com uma equipe de dentistas da Fusar, uma tenda foi montada para esclarecimentos sobre as técnicas de escovação e ensinando sobre o auto-exame de câncer bucal.
– Estamos distribuindo 600 kits de higiene oral, com escova e creme dental – contou Dra. Patrícia Maciel, dentista do Posto de Saúde da Japuíba.
Jantar Dançante de Confraternização
Também será promovido um jantar de confraternização no dia 26, às 20h, no Hotel Angra Inn, exclusivo para mulheres e as reservas já estão esgotadas. Música agradável, boa comida e um delicioso ambiente de descontração são prometidos pela organização, como já acontece há vários anos.
IX Oimpíada Feminina
A tão aguardada Olimpíada Feminina de Angra dos Reis, já na sua 9ª edição, será no dia 28, das 9h às 15h, na Praia do Anil. Competições de diversas modalidades esportivas com equipes de senhoras e jovens promoverão a vitalidade feminina com atividades recreativas, também.