A prefeitura, através da Secretaria de Atividades Econômicas, promoveu na terça-feira, 17, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), uma reunião com a ampla participação de representantes do setor rural do município. O objetivo do encontro foi, além da apresentação oficial do secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, detalhar o plano de metas da Subsecretaria de Agricultura para o ano de 2009 ao setor.
O secretário Alexandre Tabet abriu o encontro reafirmando o compromisso do prefeito Tuca Jordão em investir na expansão do setor rural.
-Já no dia 15 de abril contaremos com a presença da diretoria da Investe Rio numa reunião que acontecerá no CEA. A investe Rio, que é vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, fomenta atividades diversas, inclusive as do setor rural. Queremos investir no produto final. Buscar o que tem se realizado e colocá-lo de fato como negócio-falou o secretário Alexandre Tabet.
Acompanharam o secretário ao encontro: Gustavo Meira, subsecretário de Indústria Comércio e Serviços, Marcos Aurélio Chagas, gerente de Planejamento, Fernando Tristão, coordenador de Pecuária, Fabrício Silva Duarte, coordenador de Piscicultura e Projetos, Wagner Alves Teixeira, coordenador de Relação com o Comércio, e Aurélio de Moura, coordenador de Relação com Comércio e Indústria.
O gerente de Planejamento, Marcos Aurélio Chagas, fez a apresentação do planos de metas da Subsecretaria de Agricultura, com os principais programas e ações previstos para este ano.
Recuperação e manutenção de estradas vicinais, pontes e passarelas; incentivo à produção agrícola; serviço de assistência técnica e extensão rural; incentivo à piscicultura de água doce; fomento às feiras de produtores rurais; incentivo à implantação de hortas comunitárias, escolares, domésticas; apoio a cooperativas e associações de produtores; fomento à produção de palmito pupunha e açaí; turismo rural e ecológico; programas a serem implantados, convênio com o Incra e reestruturação da bananicultura; orçamento previsto e a suplementar; apresentação de projetos para captação de recursos do governo federal.
Durante a apresentação houve diversas intervenções para questionamentos e discussões com colocações dos produtores seguidas de explicações do corpo técnico da Subsecretaria de Agricultura. Dentre os assuntos debatidos, podemos destacar os seguintes:
Comprometimento com a concretização de parcerias com a Comisflu e associações visando apoio à comercialização, compra institucional, e novos pontos de feira e inclusão do artesanato rural; intensificar incentivo à piscicultura com a disponibilização de máquinas e equipamentos; intensificar incentivo à bananicultura; intensificar incentivo à cultura de palmito com meta de geração e distribuição de 80 mil mudas; manter a meta de 100% na imunização do rebanho (aftosa, raiva de herbívoros e brucelose); renovação da patrulha agrícola; apoio à regularização fundiária; crédito rural; licenciamentos ambientais no município.
Estiveram presentes à reunião: Fábio Martins (Bracuí), José Borges (Perequê), Cyro (Emater), José Maria Novaes (Emater), Davi Ribeiro Moreira (Perequê), Joacy Furtado da Silva (Monsuaba), Elder Câmara (Jundiaquara), Raimundo Paulo de Carvalho (Zungu), Roberto (Acalar), Teresa Miguel Pássaro (Ariró), Aldair (Serra D`Água), Paulo Roberto Santos (presidente do Conselho Municipal de Políticas Agrárias), Marilis (Zungu), Maurício (fábrica de banana-passa, (Ariró), Farias (Jundiaquara), Sibéria (Banqueta), Francisco Miranda (Zungu), José Geraldo (Banqueta), Elias Ribeiro (Bracuí), Ângelo Baroni (Bracuí), Orlando Celestino da Silva (Camorim), Jofre Alcântara Ramos (Zungu), José Ilton (Zungu), Alberto Jordão (Monsuaba), Breves (Zungu), Horácio Carreira (Ariró), Beth (Banqueta), José Carlos (Bracuí), Luiz Francisco Alves (Ariró).