Hino de Angra dos Reis

CD do Hino é lançado com melodia e harmonia originais

Segunda-Feira, 23/03/2009 | .

 

 

Angra dos Reis agora tem a gravação do seu hino, com melodia e harmonia originais, executado pela Banda da Defesa Civil e Coral da Cidade.

A gravação foi feita no Rio de Janeiro, no estúdio da Escola de Música Villa-Lobos. O lançamento do CD, em noite de festa, sexta-feira, 20, às 20h, no Convento São Bernardino de Sena, reuniu autoridades, artistas e a população.

O CD, gravado em 2008,com letra de Carmem Dolores e arranjo do maestro Dalmi Bié, é uma realização da Prefeitura de Angra dos Reis, através da Fundação de Cultura de Angra (Cultuar) e da antiga Secretaria de Defesa Civil, hoje Secretaria de Governo e Defesa Civil.

Os CDs estarão disponíveis em todas as escolas do município. Quem participou do lançamento foi presenteado com a gravação oficial autografada pelos maestros Dalmi e Saraiva.

A gravação original é uma conquista de toda a população e, principalmente, da Câmara Setorial de Música, do Conselho Municipal de Cultura, que estavam há algum tempo fazendo esta reivindicação.

O Hino de Angra dos Reis, que em sua letra canta as belezas naturais da cidade e reforça a crença de que quem aqui chega, sempre há de voltar, foi resgatado e amplamente divulgado, em escolas e eventos, desde a primeira gestão do ex-prefeito Fernando Jordão.

O hino, conforme explicou o presidente da Cultuar, Mário dos Anjos, abrindo a noite de lançamento, é um importante meio para estimular a cidadania e reforçar a cultura do povo angrense e precisava ter sua composição respeitada.

_ Temos que preservar nossa história e conhecê- la para que nossa cultura continue rica no futuro, por isso providenciamos a gravação deste CD. Fico contente de ver aqui reunidas, nesta noite, várias gerações, como a menina Luiza, filha do nosso diretor Narciso; o fotógrafo Severino Belló; músicos, alunos e professores. Também agradeço à Aline do Coral, que foi quem idealizou este importante evento de lançamento, e a todos que aqui compareceram, marcando mais uma fase importante de nossa história – ressaltou Mário.

Para os leigos, a nova gravação do hino apresenta um ritmo mais rápido do que os apresentados nas gravações anteriores, não oficiais. Já os músicos apontam várias regras que fazem a diferença.

] _ Nos esmeramos, Banda da Defesa Civil e Coral da Cidade, para atender a comunidade e fazer este belíssimo trabalho, porque não podemos esquecer que um hino é uma das identidades principais de uma pátria, de um estado e de um município, e que sua composição deve seguir critérios rígidos. Nesta gravação, obedecemos todos os critérios, como a dissonância artificial, e o resultado foi uma bela recompensa para todos nós. Parabenizo a todos, principalmente o ex-prefeito Fernando Jordão, que nos deu força para realizar este sonho; a todos da Cultuar e ao atual prefeito de nossa cidade, Tuca Jordão, por nos ter possibilitado esta maravilhosa noite de lançamento - explicou o maestro Dalmi Bié.

Durante o evento, contando com a participação especial de diversos músicos da cidade, a Banda da Defesa Civil , regida pelo maestro Dalmi Bié; e o Coral da Cidade, sob a regência de Moacyr Saraiva; além de presentearem a cidade com a gravação do CD, apresentaram diversas canções. O evento foi encerrado com a apresentação do Hino de Angra dos Reis, sendo muito aplaudido.

Também participaram do lançamento a subsecretária Executiva da Cultuar, Cristiane Brasil; o diretor da Divisão de Cultura, Narciso Gonçalo; o subsecretário de Defesa Civil, José Carlos Lucas Costa, representando a Secretaria de Governo e Defesa Civil; o presidente da Banda da Defesa Civil, Nilton Dutra do Rosário; a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Vera Cunha, representando a Secretaria de Educação; a subsecretária de Treinamento, Rita Salomão, representando a Secretaria de Administração; além do vereador Aguilar Ribeiro.



Secretarias relacionadas: