Angra dos Reis é uma das cidades que estão brindando a população com a Mostra Festival do Minuto, que está sendo exibida em diversos centros culturais do país.
A mostra, que apresenta vídeos premiados, nacionais e internacionais, vai ser aberta oficialmente pela prefeitura e a Fundação de Cultura (Cultuar), no Centro Cultural Theophilo Massad, no São Bento, nesta terça-feira, 24, às 10h30. A entrada é franca.
Em Angra, os vídeos estarão sendo exibidos de 24 a 27 de março, em duas sessões diárias, às 10h30 e às 15h30. Vale a pena conhecer os trabalhos, pela sintetização de idéias, criatividade, beleza e riqueza de detalhes que apresentam, em apenas 60 segundos de duração.
O Festival do Minuto reúne os melhores trabalhos realizados em diversas mostras no ano de 2008, como “Ser Nordestino” (composta por 20 curtas de um minuto), ‘Melhores Minutos de 2008” (40 melhores minutos de 2008) e “60 Minutos do Mundo” (60 vídeos selecionados do acervo do Festival do Minuto da Holanda).
O festival foi criado pelo cineasta Marcelo Marzagão, em 1991, com o objetivo de estimular a produção de filmes de diferentes técnicas. Hoje é o maior festival do gênero da América Latina e recebe por ano mais de 1.200 trabalhos.
Além de ser exibido em Centros Culturais, o festival também é promovido nas universidades brasileiras, e desde o final de 2007 recebe colaborações diretamente pela internet, mantendo inclusive um canal no YouTube.