Mais uma etapa está sendo cumprida para que o projeto da Prefeitura de Angra dos Reis, de abrir o Centro da cidade para o mar, se concretize. Na segunda-feira, 23, começou a ser demolida parte do muro que cerca os 204 metros lineares do espaço da Cia. Docas/RJ que abriga o retroporto. A permissão foi dada pelo presidente de Docas e respaldada, em consenso, pelos membros do Conselho de Autoridade Portuária (Cap).
Parte do muro já está no chão. O organograma da obra prevê a demolição do muro de 20 em 20 metros. No seu lugar, provisoriamente, está sendo colocada uma cerca aramada para proteger as cargas que estão na área que serve ao Porto de Angra dos Reis. Após esta etapa, serão colocadas grades em ferro com pintura eletrostática. Elas oferecerão ainda mais segurança ao retroporto.
-Estamos abrindo o caminho para ampliar a visão do mar. Uma das etapas foi a demolição do mercado quadrado, que aumentou a visibilidade, além do espaço da praça. que a tornou uma grande área de lazer. E agora, a substituição do muro de concreto por grades. As atitudes hoje dos governos convergem no sentido de melhorar a qualidade de vida da população. O que fazemos está sendo realizado em todo o país-lembrou o secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, que segue a determinação do prefeito Tuca Jordão, que é a de buscar alternativas para o desenvolvimento social, econômico, de geração de emprego e renda, sem perder o foco com o meio ambiente, do município.
Segundo o secretário, esta obra não implicará na desativação do retroporto, ela apenas se adequará ao projeto de reurbanização que está sendo implementado em todo o Centro da cidade.