Sectel realiza curso de formação do PDE

Curso para formação do PDE acontece no Ceav; 11 escolas da rede municipal foram beneficiadas

Terça-Feira, 24/03/2009 | .

A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer realiza durante esta semana, um curso de formação para profissionais da rede municipal de ensino do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). O curso começou nesta terça-feira, 24, e vai até sexta-feira, 27, da 8h às 17h30 no auditório do Ceav. 

A supervisora  pedagógica Eliane Miranda, do Ministério da Educação (MEC), é quem está ministrando o curso às cerca de 50 pessoas que participam das palestras e oficinas. 

– Nós selecionamos 11 escolas da rede, que enviaram representantes para estar conhecendo as metas de planejamento estratégico  desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, e ações a serem tomadas com vistas à melhoria do Ideb do município – falou a secretária Luciane Rabha, presente a abertura do curso, na terça-feira.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita de ano e frequente a sala de aula. O índice é medido de dois em dois anos e o próximo será em 2011. Todas as escolas com baixo Ideb estarão desenvolvendo a metodologia do PDE-Escola, e receberão os recursos financeiros para as ações, através do Plano de Ações Financiáveis (PAF), que é um instrumento viabilizador para financiamento dos recursos. 

– O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança – afirmou Eliane ao explicar sobre o PDE.

Além dos representantes das 11 escolas (E.M. Alexina Lowdes, E.M. Benedito dos Santos Barbosa, E.M. Frei Fernando Geurtse, E.M. João Carolino dos Remédios, E.M. Maria Hercília Cardoso de Castro, E.M. Brigadeiro Nóbrega, E.M. Almirante Tamandaré, E.M. Áurea Pires da Gama, E.M. Santos Dumont, E.M. Tereza Pinheiro de Almeida, E.M. Professora Tania Rita de Oliveira), dois representantes de cada gerência da secretaria estão participando do curso, também. O município vizinho, Paraty, enviou quatro profissionais da educação que estão recebendo as mesmas orientações para aplicarem o PDE na sua cidade.

– O PDE-Escola constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é, o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. Temos uma meta a ser atingida até 2021, que é elevar a média do Ideb a 6.0, a mesma dos países desenvolvidos. A média nacional é 4.2 e estamos realizando um trabalho nos municípios que precisam melhorar o seu Ideb – contou a supervisora Eliane Miranda.

Na programação do curso, além da apresentação do PDE-Escola, o Plano de Ações Articuladas (PAR) também estará sendo explanado, e os programas do MEC a serem desenvolvidos nos municípios: Mais Educação, Escola Aberta, Conselhos Escolares, Acessibilidade e ProInfo serão apresentados aos professores, coordenadores e diretores presentes ao evento.

Secretarias relacionadas: