A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia está promovendo em todo o Estado do Rio de Janeiro a Semana da Inclusão Digital. Em Angra, a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (Sectel), em parceria com Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), estará realizando um dia específico – será nesta sexta-feira, 27 – voltado para o acesso à tecnologia.
A programação está dentro da Semana da Inclusão Digital, que vem acontecendo desde segunda-feira, 22, em todo o Brasil, e acontecerá no Polo Universitário Professor Jair Travassos (Cederj). Seu início será às 9h, nos laboratórios de informática, com a presença de monitores e instrutores. Segundo a gerência de Ciência e Tecnologia, eles estarão à disposição da população no horário das 9h às 11h para a criação de e-mails, acesso e uso de sites de pesquisa, consultas a enciclopédias online, para auxiliar no uso de ferramentas de comunicação digital, grupos de discussão e fóruns online e outras atividades. Entre as 12h e 16h, os laboratórios estarão abertos para treinamento e divulgação da plataforma da faculdade, portal da prefeitura (www.angra.rj.gov.br), sites governamentais e outros serviços e utilidades.
Também será realizada uma palestra, das 16h às 17h, sobre inclusão digital e apresentações sobre o tema.
– Nosso objetivo maior é abrir os laboratórios de informática para que as pessoas da comunidade possam ser treinadas para usar o computador. Nessa perspectiva, reafirmamos nosso compromisso com a inclusão digital, ou seja, a democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC), de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação – falou Luciane Rabha, secretária da pasta, que ainda finalizou dizendo que inclusão digital é, também, simplificar a sua rotina diária, maximizando o tempo e suas potencialidades.