Depois de uma operação de mais ou menos duas horas, uma tartaruga com muitos fungos e cracas, de aproximadamente 60 cm, foi capturada nesta manhã, 31, pela Prefeitura de Angra dos Reis, no Cais de Santa Luzia, e enviada para a base do Instituto Tamar em Ubatuba (SP) para receber vos cuidados necessários.
A operação, coordenada pela subsecretaria de Pesca, da Secretaria de Atividades Econômicas da Prefeitura, começou às 7 horas e foi finalizada com sucesso por volta das 9 horas.
Foram precisos dois mergulhadores para capturá-la. Pescadores, mestres de embarcações e curiosos acompanharam toda a operação, fazendo comentários e dando palpites sobre como os mergulhadores deveriam agir. O secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, o subsecretário de Pesca, Humberto Martins e biólogos da prefeitura, acompanharam a operação e toda a preparação para que ela fosse transportada por uma caminhonete, em total segurança, acondicionada em espuma encharcada, e recebendo do biólogo da Secretaria de Pesca, André Araújo, todos os cuidados até chegar ao Instituto Tamar.
- Fizemos a captura para evitar mais sofrimento ao animal. Em Ubatuba ela receberá tratamento adequado, pois o Instituto Tamar, é um órgão especializado no assunto, devido à luta que vem travando há muitos anos, no Brasil, pela preservação das tartarugas marinhas- explica o secretário Alexandre.
Segundo diversos pescadores que presenciaram a operação, a tartaruga tem presumíveis 10 a 15 anos e já vivia no local há muito tempo, porém, não souberam precisar a época certa que ela habita o cais. Diversas outras tartarugas , mais jovens e sadias, também habitam o Cais de Santa Luzia e arredores.
- Ela é nossa velha companheira. Durmo aqui em um barco, e todas as manhãs, ela fica por perto rondando os barcos. Já estamos acostumados com ela, só que agora ela está mais lenta, os tumores a incomodam. Não sei como ela vai se acostumar longe de seu habitat e de suas companheiras, mas a prefeitura fez bem em levá-la para tratamento- opinou Gilberto Manoel Peixoto.