IX Olimpíada Feminina

Ação Social mobiliza 250 mulheres para a olimpíada e elas arrecadam quase 3 mil kg de alimentos

Quarta-Feira, 01/04/2009 | .

No último sábado, 28, a Secretaria de Ação Social finalizou a programação do Mês da Mulher com a IX Olimpíada Feminina de Angra dos Reis, realizada na Praia do Anil. O evento, que acontece todo ano com sucesso, contou com a participação de quase 250 mulheres, divididas em 12 equipes de diversas comunidades do município.

As mulheres, que começaram a chegar a partir das 9h, foram recebidas com um caprichado café da manhã que promoveu a integração entre as equipes. Alongamentos e exercícios de aquecimento esquentaram a mulherada, empolgada para as competições esportivas promovidas pela equipe técnica da  subsecretaria de Esportes e Lazer.

Segundo a organização do evento, o objetivo da olimpíada é mobilizar o governo, que participa com uma equipe de todas as secretarias, e as comunidades, que durante todo o mês de março cumpriram as tarefas determinadas para alcançar as pontuações. Muitas atividades foram desenvolvidas, como: visitas às escolas, hospitais, Casa Abrigo e asilos, bem como a realização de cartazes, maquetes e vídeos que contassem a história dos bairros do município. 

– É muito gratificante participar da olimpíada, que nos faz sentir vivas, úteis e dispostas, além de poder ajudar ao próximo com a tarefa de recolher alimentos – contou Maria da Graça, 54 anos, da equipe da Terceira Idade.

Às 11h iniciou-se a contagem dos alimentos, e a especulação foi grande. Cerca de 3 mil kg de alimentos foram contados e cada equipe pode levar 30% da arrecadação para sua comunidade.  Destaque para a equipe do governo, que arrecadou 194 kg e 387 L de leite. A comunidade do Belém, com sua equipe levou 420 L de leite, também.

Nas atividades esportivas, brincadeiras, como a tradicional corrida-de-saco, a equipe do Cras da Nova Angra levou a melhor e ganhou as competições. Até os adolescentes das comunidades participaram, brincando de queimada e jogando basquete. 

Mas quem levou os prêmios de 1º, 2º e 3º lugares nas tarefas do mês, onde as presenças nas palestras realizadas pela secretaria e outros eventos também contavam pontos, foram a equipe do Governo, da comunidade do Belém e da Terceira Idade, respectivamente. 

– O nosso saldo é sempre muito positivo, vale a pena o nosso esforço e empenho. Nós, mulheres, somos sempre vitoriosas em tudo – contou Márcia, líder da equipe do Belém, feliz com a conquista do 2º lugar.

Secretarias relacionadas: