Comunidades de Angra no Morro do Carmo

Moradores definem como querem a comunidade nos próximos anos

Quarta-Feira, 01/04/2009 | .

Agentes do Programa Comunidades de Angra reuniram-se nessa terça feira, 31 com moradores do Morro do Carmo para a quarta reunião no local. O programa entrou na fase chamada “visão de futuro”, em que agentes e moradores buscam definir objetivos a serem atingidos futuramente: como a comunidade pretende estar daqui a 10 anos.

 Os moradores receberam um caderno com um resumo de tudo que foi traçado na primeira fase do programa na localidade, que corresponde às reuniões anteriores. Nele constam um histórico da comunidade, dados sobre faixa etária, escolaridade, aspectos positivos e negativos da localidade e a avaliação dos moradores a respeito de alguns de seus principais problemas. A falta de emprego foi apontada pela comunidade do Morro do Carmo como o principal problema do município.

 Durante a reunião foi realizada uma oficina em que os moradores estabeleceram metas para o futuro, dentro dos temas sugeridos. Questões urbanas, que incluem itens como transportes, iluminação e pavimentação, meio ambiente, educação, cultura, esporte e lazer foram alguns dos temas debatidos.

 – Não vimos aqui trazer nada pronto, vimos construir um saber coletivo – disse Sílvia Rúbio, gestora de mobilização do programa, dirigindo-se aos moradores.
  
 Dentre os anseios da comunidade, estão obras públicas que respeitem normas de acessibilidade, facilitando a locomoção de deficientes e idosos, elaboração de políticas de segurança pública, controle das construções nas áreas altas do morro, preservação ambiental e arborização, concientização dos moradores sobre questões ambientais, desenvolvimento do turismo na localidade, ensino integral, cursos profissionalizantes, dentre outros.

Secretarias relacionadas: