Para abrilhantar os festejos da Semana Santa, mais uma vez a Prefeitura de Angra dos Reis e a Fundação de Cultura (Cultuar) trazem para cidade o megaevento Auto da Paixão de Cristo, tendo como tema “As últimas palavras de Jesus”. O texto é de Benjamin Santos e Ginaldo de Souza e a direção, de Mariozinho Telles e Ginaldo.
O drama será encenado na noite de 11 de abril, 21h, na Praça Zumbi dos Palmares (Largo do Mercado Municipal). O ator Jitman Vibrannóvski fará o papel de Jesus Cristo.
A encenação, que sempre é prestigiada por milhares de pessoas, moradores e turistas, contará também com a participação de 13 atores do município, nos papéis de Maria, Judas, Pilatos e outros personagens da história. Contará também com o Coral da Cidade, sob a regência do maestro Moacyr Saraiva.
Além da Paixão de Cristo, diversos outros eventos religiosos e culturais vão movimentar a Semana Santa. As manifestações religiosas começaram na quinta-feira, 2, às 19h30 com a Confissão Comunitária, na igreja Matriz e só terminarão no dia 13, segunda-feira, feriado municipal, com a grande procissão em honra ao “glorioso São Benedito”, que é considerado o segundo padroeiro da cidade. Os festeiros deste ano serão o prefeito Tuca Jordão e a primeira-dama Alessandra Jordão. A procissão sairá às 17h da Capela da Ordem Terceira do Carmo.
Na sexta-feira, 3, às 19h, a comunidade católica estará realizando a Via-Sacra, com a participação de todas as paróquias do município. A saída será às 19h, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Balneário.
No Domingo de Ramos, 5, todas as capelas estarão participando da Campanha da Fraternidade realizando a Coleta da Solidariedade. Às 8 h, haverá a Bênção de Ramos, na Comunidade Nossa Senhora das Graças (Morro da Carioca), e logo após, procissão até a igreja do Carmo, onde haverá missa. Até o Domingo de Páscoa, 12, missas e rituais católicos estarão acontecendo em diversas igrejas do Centro e de todo o município.
No dia 13, Festa de São Benedito, os festejos começam às 5h30 com grande alvorada e repicar de sinos, com banda de música e apresentações de congadas de Moçambique, jongo e figuras folclóricas como o bumba-meu-boi, na Praça Chefe Cotta, no São Bento. Às 8h acontecerá missa solene na Igreja do Carmo e às 12h, será servido almoço festivo com corte de bolo na Praça do Porto. As comemorações culminarão com a procissão, às 17h pelas ruas do Centro.