Por um trânsito mais cidadão

Autuações de infratores do trânsito despencam com campanha educativa

Terça-Feira, 07/04/2009 | .


 As mudanças realizadas pela Secretaria de Governo e Defesa Civil, através da Subsecretaria de Transportes e Trânsito, nos procedimentos adotados no controle e ordenamento do trânsito, estão surtindo efeito. No demonstrativo mensal de autuações por infrações causadas por condutores de veículos (motocicletas e carros), constatou-se uma redução bastante expressiva nos autos aplicados. A comparação foi feita entre fevereiro de 2008 e o mesmo mês de 2009, 30 dias após ter-se deslanchado a campanha  “Por um trânsito mais cidadão”. A orientação do prefeito Tuca Jordão e do secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares é a de advertir antes de autuar.
 Em janeiro, as mudanças no processo já foram sentidas: 35% a menos que em janeiro de 2008. Em fevereiro os números despencaram. Os operadores de trânsito autuaram 179 contra 733 no mesmo período de 2008.
 -A repressão às vezes é necessária, principalmente quando a penalidade mexe com o bolso do cidadão. Mas optamos pelo processo educativo: advertindo e conscientizando antes de autuar. Os resultados demonstram que estamos no caminho certo-avaliou o secretário de Governo e Defesa civil, Carlos Alexandre Soares.
 Entre as medidas adotadas que fizeram a diferença está a contratação de pessoal qualificado para lidar com a população. Hoje, 40 operadores de trânsito trabalham nas ruas do Centro da cidade, Frade e Mambucaba. Nestes dois últimos bairros, as infrações cometidas no trânsito também sofreram uma diminuição.
 -Os nossos operadores são orientados a passar as informações que chamem os condutores à responsabilidade sobre si e os demais. Eles foram preparados para este trabalho, que exige muita dedicação-disse o subsecretário de Transporte e Trânsito, Robson Oliveira de Andrade, ressaltando que as infrações mais cometidas são por estacionamento irregular, falta do uso do cinto de segurança e o não uso de capacetes pelos motociclistas.
 Por orientação do prefeito Tuca Jordão, alternativas foram criadas para tornar o trânsito mais ágil e com mais segurança para a população. Medidas para ordenação do trânsito foram tomadas emergencialmente, e a longo prazo, estudos para redimensionamento estão sendo feitos. A prefeitura trabalhou  efetivamente para realizar mudanças significativas, como amenizar o problema da falta de vagas no Centro da cidade. Segundo o Detran, são 33 mil veículos registrados, circulando, e na alta-temporada esse número é triplicado.
 A primeira medida tomada pelo prefeito Tuca Jordão e pelo secretário de Governo e Defesa Civil Carlos Alexandre foi a extinção das vagas oficiais. Um estudo foi feito e chegou-se à conclusão de que, com essa medida, cerca de 25 vagas rotativas estariam disponíveis para a população, um aumento de 5% das vagas
 O problema dos carros sucateados, que ocupavam as vagas em frente à delegacia, foi solucionado também. As sucatas foram retiradas para um terreno na Japuíba. O aterro do Carmo, que é propriedade da Cia. Docas, é sempre utilizado para estacionamento nos feriados e na alta temporada.
 Outro projeto do governo Tuca Jordão é a construção dos terminais rodoviários nos bairros. Em breve estará sendo inaugurado o Terminal de Jacuecanga. Este projeto será estendido para outras localidades. Isso desafogará a concentração dos ônibus na Avenina Júlio Maria nos horários de pico. A parada dos coletivos no Centro foi revista, e está dando certo. Uma nova sinalização também está sendo feita. Passagens de nível estão sendo construídas em alguns pontos.  

Secretarias relacionadas: