Nova escola municipal do Balneário

As obras se iniciaram e a escola, modelo para a rede municipal de ensino, atenderá 525 alunos por turno

Terça-Feira, 07/04/2009 | .

Para atender uma reivindicação antiga dos moradores do bairro do Balneário e a demanda da comunidade local, a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer deu início às obras da escola municipal do Balneário, que estão sendo executadas pela Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos. O obra começou no dia 30 de janeiro e sua conclusão está prevista  para janeiro de 2010.

Segundo a Secretaria de Obras, o prédio está sendo construído em um terreno ao lado da Pestalozzi e terá 2.939,12m2 de área construída, distribuída em quatro pavimentos. A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, está contente com o projeto, que vai atender cerca de 525 alunos por turno.

– Serão 15 salas de aula, uma sala de reforço, laboratório de informática, biblioteca, auditório completo, com lugar para aproximadamente 100 pessoas, dotado de um palco com rampa para acesso de pessoas com necessidades especiais, camarim, sanitário de apoio e sala técnica (controle de som e iluminação), elevador e sanitários também adaptados para portador de necessidades especiais. Será uma escola modelo e de referência para o município – contou Luciane.

A escola também terá refeitório, cozinha, despensa, vestiário e sanitário para funcionários, área de serviço, entrada de serviço, depósito de lixo, sanitários para os alunos, masculino e feminino, em todos os pavimentos.  Uma cantina também será construída, e em todos os pavimentos, depósitos para materiais didáticos facilitarão o trabalho dos professores. Um pátio será coberto e outro descoberto, com espaço  multiesportivo coberto (miniquadra), e todas as dependências para a administração da escola serão de primeira linha, com banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais. 

– Vale ressaltar que, antecedendo a construção do prédio, se faz necessário o corte, aterro e drenagem do terreno, a execução de sondagem, elaboração de projetos executivos de estrutura e instalações e a construção de um grande muro de contenção no talude existente – explicou o secretário de Obras Leonardo Corrêa.

O prédio terá a aplicação de pastilhas de cerâmica e coloridas para o revestimento das barras de proteção em todos os ambientes internos e de todas as fachadas externas. 

– Além do efeito estético, a utilização de pastilhas melhora a conservação do edifício e reduz os gastos com futuras manutenções – falou Luciane, contando que seu projeto é que todas as escolas da rede municipal recebam a aplicação de pastilhas até o final do ano.

Secretarias relacionadas: