OftalmoAngra e Fusar

Parceria atende 260 casos por mês e mais de dez cirurgias de cataratas vêm sendo realizadas por semana

Terça-Feira, 07/04/2009 | .

A parceria entre a Prefeitura de Angra, através da Fusar, e a empresa OftalmoAngra tem rendido bons frutos. A clínica, que atende os pacientes encaminhados do atendimento público de saúde do município na Av. Rau Pompéia, 90, no Centro, está mostrando resultados aos que sofrem de doenças como pterígio e catarata.

– Acabamos com a fila para cirurgia de pterígio. Realizamos mais de 500 cirurgia em menos de quatro meses – informou o oftalmologista João Allberto, diretor da clínica, explicando que a demanda para essa cirurgia era grande, e que agora estão atendendo, igualmente, muitos casos de pacientes com catarata. Segundo ele, são mais de dez cirurgias por semana, mais de 300 cataratas operadas nos últimos oito meses. Procedimentos de alta complexidade, como cirurgias de descolamento de retina, tratamentos a laser e outros, vêm sendo realizados com frequência.

O presidente da Fusar, Adilson Bernardo, informou que a parceria diminuiu os custos para a prefeitura e os riscos de transporte para os pacientes que precisavamde atendimento oftalmológico e eram atendidos fora de Angra. 

– Temos um fluxo mensal de 260 atendimentos por mês, que antes eram encaminhados para Niterói, e agora oferecemos a mesma qualidade no serviço e facilidade de acesso, sem os riscos da viagem – falou Adilson.

O atendimento não se restringe aos adultos, mas às crianças também. Cirurgias pediátricas de estrabismo vêm sendo feitas e o município se tornou o único do estado a realizar, regularmente, esse tipo de tratamento, como também o de catarata congênita.

Projeto Olhar Brasil

O Projeto Olhar Brasil é um projeto do Ministério da Saúde (MS) e do Ministério da Educação (MEC), em atuação conjunta, com o objetivo de garantir, inicialmente à população identificada como prioritária, o direto adquirido através da Constituição Federal de ter acesso à educação e saúde, resultando no bem-estar do indivíduo e no fortalecimento da cidadania. Ele contempla o atendimento de crianças e jovens matriculados nas escolas e programas de alfabetização do Governo Federal, bem como de idosos, para a detecção de problemas oftalmológicos e fornecimento de óculos.

A Fusar está encaminhando ao Ministério da Saúde a ampliação do atendimento de oftalmologia no município, com a criação de um consultório móvel, montado em um ônibus. Segundo Adilson, esse projeto é de médio-prazo, para 2010, e segue para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é o fórum de negociação entre o estado e os municípios na implantação e operação de programas e projetos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretarias relacionadas: