A Procissão do Encontro, uma importante manifestação religiosa promovida pela Igreja Católica durante a Semana Santa, em todo o mundo, foi realizada em Angra dos Reis na noite de terça-feira, 7, sob chuva fina e participação de fiéis de todo o município.
O evento religioso segue um emocionante ritual, que é marcado pelas paradas nas “estações”, que simbolizam os passos seguidos por Jesus, carregando a cruz, até chegar ao calvário, e o encontro emocionante entre Jesus e Maria. É marcado por dois cortejos. O primeiro com os fiéis, saindo da igreja Matriz e acompanhando a imagem do Senhor dos Passos (carregada por homens), e o segundo é a procissão que sai da igreja do Carmo com a imagem de Nossa Senhora das Dores ( levada pelas mulheres).
O cortejo com o Senhor dos Passos precorre várias ruas e para nas estações, que são pequenos altares montados em diversos pontos das ruas e em frente às igrejas, ao Centro Cultural Theophilo Massad e à sede da prefeitura.
Durante as paradas, o frei Alonso, cristãos e crianças de catequeses de diversas comunidades leram trechos e fizeram reflexões sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2009: “A paz é fruto da justiça”.