Sob a coordenação da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (Sectel), o projeto Teclar retomou suas atividades no início de março, e já estão sendo oferecidos cursos de informática, divididos em dois módulos: Módulo I – Introdução à Informática e Word e, Módulo II – Excel e Power Point; permitindo o acesso da população às tecnologias de informação e comunicação.
O projeto Teclar já atendeu em seus cursos 9.728 alunos. Destes, 5.359 foram certificados. Atualmente, estão matriculados 1.384 alunos em quatro polos, espalhados pelo município: Perequê, Nova Angra, Jacuecanga e Centro.
– Estamos trabalhando para que no segundo semestre possamos disponibilizar, também, os cursos nos polos do Teclar da Sapinhatuba 2 e Frade. Os profissionais concursados que trabalharão nesses polos já foram convocados – contou Luciane Rabha, secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer.
O Teclar também possui turmas destinadas à capacitação de servidores municipais, em parceria com a Subsecretaria de Treinamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração. O objetivo é treinar servidores no uso de ferramentas que visam tanto a melhoria na execução das tarefas de trabalho como a ampliação de conhecimentos, dando-lhes oportunidade de estar em constante atualização com as diversas tecnologias.
– Gostaríamos de capacitar o máximo de servidores possível, pois entendemos que a qualificação da mão-de-obra é um passo muito importante para a melhoria do serviço ofertado, seja no andamento da rotina de trabalho da Prefeitura, seja na ampliação da qualidade do atendimento à população – falou Luciane Rabha.
A previsão de encerramento dos cursos do Teclar, no primeiro semestre de 2009, é para o mês de junho, quando serão abertas as inscrições para o segundo semestre.