A equipe do Programa Comunidades de Angra realizou nessa terça-feira, dia 14, sua sexta reunião com moradores do Morro do Carmo. Esta é a fase em que os agentes do programa e a comunidade fazem um planejamento das ações de melhoria que serão realizadas.
A reunião consistiu em uma oficina onde os moradores sugeriram as ações de acordo com os temas propostos. Educação e esportes foram alguns deles. Os moradores reivindicaram a construção de creche e escola que atenda a grande demanda local, cursos profissionalizantes em parcerias com instituições de ensino; implantação de uma unidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Morro do Carmo etc. Os moradores também reclamaram da falta de pré-vestibulares e faculdades no Centro de Angra e cobraram a implantação do Cefet no município. Está ultima, já em andamento.
Sobre esportes, os moradores sugeriram que seja feito um levantamento dos espaços públicos próximos que sirvam para a construção de novas áreas de lazer, além de escolinhas de esportes. Eles também pediram a construção, no terreno doado para a associação de moradores, de uma creche, um salão comunitário, posto de saúde, salas para cursos, para os Alcoólicos Anônimos e tratamento de dependentes químicos.
O Programa Comunidades de Angra é ligado à Secretaria de Obras e representa mais uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis para conhecer melhor a realidade e as necessidades dos moradores do município. Através dele, as comunidades expõem seus problemas e, junto com os agentes, traçam estratégias para as soluções. O programa já passou pelo Morro da Caixa D‘Agua e Santo Antônio II, Monte Castelo, Morro da Fortaleza, Morro do Tatu e Morro da Carioca, e tem demonstrado bons resultados.