A Prefeitura de Angra dos Reis, a TurisAngra (Fundação de Turismo de Angra dos Reis), a Irmandade de São Benedito e o Sphan (Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) lançaram na noite de quarta-feira, 15, no convento São Bernardino de Sena, o Inventário de Referências Culturais da Festa do Glorioso São Benedito, uma das manifestações religiosas e culturais mais tradicionais da cidade. Vale registrar que o inventário sobre a Festa de São Benedito é o primeiro a ser feito pelo Sphan em todo o Brasil.
O inventário começou a ser feito em 2006 e resultou em duas importantes realizações: um CD-ROM com entrevistas, fotos e imagens da festa e a inscrição da festa no livro do Sphan, para um possível tombamento ou uma proteção especial conjunta visando preservar a manifestação que vem sendo realizada em Angra desde o século XVII.
Participaram do lançamento diversos membros da Irmandade de São Benedito; o diretor-executivo da TurisAngra, Ricardo Bruno, representando o prefeito Tuca Jordão; o superintendente regional do Sphan, Carlos Fernando Leão de S. Andrade; o provedor da Irmandade de São Benedito, Carlindo Antônio da Costa; a antropóloga do Sphan, Lívia Ribeiro Lima; o presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes, Érico da Fonseca, dentre diversas outras autoridades.
Segundo o representante do Sphan, Carlos Fernando, o trabalho que foi iniciado em Angra terá continuidade porque a região é rica em patrimônios imateriais (festas, folclore, danças, costumes, registros históricos etc.) que precisam ser preservados e bem cuidados, assim como os patrimônios materiais (prédios).
Ele explicou que a proteção imaterial é um trabalho iniciado recentemente no Brasil e que a Festa de São Benedito de Angra servirá como referência para todo o Brasil.
- Parabenizo a Prefeitura de Angra por ter iniciado este trabalho na gestão do ex-prefeito Fernando Jordão, e ao prefeito Tuca Jordão por ter dado total colaboração para lançarmos este CD-ROM. Quero deixar claro que este trabalho é de fundamental importância para o Sphan, para a irmandade local e para toda a cidade, porque é um marco para todos nós. Foi aqui que iniciamos os primeiros estudos, no Brasil, sobre a Irmandade de São Benedito, que está presente em todo o País. Esta foi nossa primeira investida e estamos felizes com os resultados, porque o estudo e a preservação dos bens imateriais ( festas, costumes, folclore e outros) no Brasil é muito recente. Agora vamos dar andamento ao processo, iniciando no município o Plano de Salvaguarda da festa, que é cuidar de todo o acervo documental encontrado- anunciou ele.
O CD-ROM da Festa de São Bnedito está disponível no site do Sphan www.sphan.gov.br e nas escolas e bibliotecas de Angra dos Reis.