Representantes da Prefeitura de Angra dos Reis ( equipe da TurisAngra) e empresários do setor conheceram, na manhã desta quinta-feira, 16, detalhes do projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização, que prevê a divulgação de um roteiro integrado com os principais atrativos turísticos do Sudeste.
O projeto está sendo elaborado pelo Sebrae/RJ e prevê o fortalecimento da regionalização do turismo, uma das metas do Ministério do Turismo apresentada durante o Encontro Nacional de Competitividade Turística, realizado nos dias 7 e 8 deste mês em Brasília. A reunião aconteceu no CEA (Centro de Estudos Integrados), na Praia da Chácara.
O representante do Sebrae na região da Costa Verde, Jarbas Modesto, abriu a reunião comentando como será a primeira fase do projeto. "Antes de elaborarmos qualquer roteiro, precisamos ouvir todos os atores envolvidos no setor de turismo de cada cidade", explicou.
Contratado pelo Sebrae para coordenar as ações na região, o consultor Eduardo Estefani disse que a principal meta do projeto é divulgar roteiros já existentes. "O desafio não é fácil, devido a infinidade de atrativos naturais, históricos e, é claro, do contingente populacional da principal região do país", comentou, antes de dar mais alguns detalhes.
- Temos que atrair os clientes em potencial, divulgando calendários de eventos, mostrando a acessibilidade e segurança dos locais, e indicando as melhores opções de cada lugar. A idéia é provocar nas pessoas a vontade de conhecerem novos destinos" – afirmou ele.
Eduardo lembrou que um resultado positivo irá desenvolver o turismo e a economia de cada uma das cidades envolvidas. "Com um trabalho eficiente podemos aumentar a taxa de permanência na cidade, além de criar novas atividades que gerem emprego e renda para a população local."
O presidente da Fundação de Turismo de Angra (TurisAngra), Marcus Veníssius Barbosa, lembrou que a regionalização do turismo já fora citada em outras reuniões com o trade local, e voltou a defender a participação de todos do setor na busca de melhores resultados. "A Prefeitura irá incentivar as discussões, pois todos devem ser multiplicadores da idéia da regionalização do turismo", comentou Veníssius, que defendeu a reativação do Conselho de Turismo de Angra dos Reis.