Nessa sexta-feira, Dia dos Trabalhadores, centenas de pessoas foram ao Campo da Porteira, na Japuíba, para comemorar a data na 1ª Festa do Dia do Trabalho, organizada pelo Sindicato do Comércio (Sicomércio) e Sindicato dos Empregados no Comércio. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Angra, da Fundação de Cultura de Angra (Cultuar) e do Senac. O presidente do Sicomércio e vice-prefeito Essiomar Gomes compareceu à festa.
O publico participou de oficinas de saúde sobre nutrição e doenças sexualmente transmissíveis, medição de glicose, colesterol, pressão arterial, etc. As crianças receberam dicas de higiene bucal e aplicação de fluor. As oficinas foram organizadas pelo Senac, que também distribuiu kites com jogos educativos para as crianças e fôlderes explicativos sobre temas de saúde.
Durante a manhã o grupo de teatro De 4 no Ato subiu ao palco montado pela Cultuar para apresentar a peça Belelê Balaio, com texto em formato de literatura de cordel inspirado em contos de Câmara Cascudo. Depois foi a vez do forró, primeiro, com o cantor e tecladista Quinho, mais tarde, Com Jarbas e Valério.
Houve ainda sorteio de brindes cedidos pela Sicomércio, como bicicleta, celulares, aparelhos de DVD, eletrodomésticos etc. Essiomar Gomes fez a entrega da premiação aos sorteados e agradeceu ao público e aos colaboradores: – parabéns a todos, porque hoje é nosso dia, dia de todos nós, trabalhadores.
A FESTA EM NÚMEROS
A organização do evento envolveu cerca de 40 pessoas, dentre funcionários da prefeitura e demais colaboradores. Mil sacos de pipoca foram distribuídos ao público. Nas oficinas, foram 320 atendimentos para aferição de pressão arterial, 360 de glicose, 360 de colesterol, 278 atendimentos com a nutricionista, 450 receberam orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, 2.500 crianças tiveram dicas de escovação e aplicação de fluor, 1180 pessoas participaram da oficina de orientações sobre higiene.