Vacinação contra febre aftosa

Prefeitura de Angra compra e doa vacinas para os produtores pecuários

Terça-Feira, 05/05/2009 | .

 

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Atividades Econômicas, é a única no estado a distribuir gratuitamente aos proprietários pecuários do município vacinas contra a febre aftosa. Foram compradas quatro mil vacinas. A vacinação está na primeira etapa da campanha, que começou na segunda-feira, 4, no Sítio Bem-me-quer, na Banqueta. O local, de propriedade de Heitor Victor Poti de Castro, tem 43 animais. Eles foram vacinados por veterinários da Coordenadoria de Pecuária, da Subsecretaria de Agricultura, em parceria com o Núcleo de Defesa Sanitária Estadual, da Secretaria Estadual de Agricultura. A vacinação vai até 25 de maio.

-Na campanha da etapa de novembro de 2008, foram vacinados 100% dos animais, 5318 animais em 128 propriedades. A campanha se divide em duas etapas anuais: maio e novembro- falou o coordenador de Pecuária, Fernando Tristão.

A expectativa do subsecretário de Agricultura, Marcos Aurélio Chagas, é que os proprietários pecuários vacinem seus animais, porque a aftosa, que está erradicada do estado há mais de dez anos, é uma doença viral que é transmitida ao ambiente de acordo com a evolução dos sintomas da doença.

-O pequeno produtor adquire a vacina sem ônus. Ele só tem que aplicá-la. Vamos seguir uma programação de distribuição das vacinas em todo o município. Esperamos repetir o resultado de 2008, com 100% dos animais imunizados-falou o subsecretário de Agricultura, que acompanhou a abertura da campanha na Banqueta.

De acordo a chefe do Núcleo de Defesa de Agropecuária do estado, Clarissa Pimentel de Souza, a Secretaria de Agricultura do estado, da qual o núcleo faz parte, é a responsável pela fiscalização das campanhas.

-A Prefeitura de Angra é a única que compra e doa as vacinas. Não há como os proprietários dos animais não vaciná-los. Não vacina quem não quer. Mas é bom lembrar que há obrigatoriedade na vacinação. Caso isso não ocorra, o proprietário terá cometido uma infração. Além de perder a gratuidade da vacina, ainda pagará uma taxa de atualização por rebanho, ou seja, duas Ufirs por animal- avisou a chefe do Núcleo de Defesa de Agropecuária.

Programação:


07/05 – Quinta –feira – Monsuaba

11/05 – Segunda – feira – Caputera, Camorim, Ariró, Serra D´Água, Zungu;

14/05 – Quinta – feira – Areal, Banqueta, Belém, Bracuí;

18/05 – Segunda – feira – Frade, Jundiaquara;

21/05 – Quinta – feira – Perequê;

25/05 – Segunda – feira – Perequê.


Secretarias relacionadas: