Comunidades de Angra no Morro do Carmo

Oitava reunião avaliou prioridades. Morro do Santo Antônio receberá o programa ainda neste mês

Quarta-Feira, 06/05/2009 | .

O Programa Comunidades de Angra realizou nessa terça-feira, dia 5, sua oitava reunião com moradores do Morro do Carmo. O encontro foi para traçar prioridades dentre as ações de melhoria elaboradas pela comunidade em reuniões anteriores. Elas foram avaliadas de acordo com critérios como impacto causado e facilidade de implantação e operação, para que se estabeleçam quais ações poderão ser feitas de imediato e quais levarão mais tempo para a implementação. A primeira-dama Alessandra Jordão participou da reunião.

 Ações nas áreas de educação, cultura, esporte e lazer, saúde e assistência social, emprego e renda foram avaliadas. Em reuniões anteriores, os Moradores do Morro do Carmo pediram a construção de creche e escola em terreno maior que atenda a demanda local, implantação do EJA – Educação de Jovens e Adultos –, cursos técnicos e profissionalizantes, criação de um centro de cultura, ônibus universitários novos com preços acessíveis, construção de sede para a associação de moradores com salas para cursos, programas voltados para deficientes e terceira idade, biblioteca local, solução para o problema dos mendigos nas ruas, construção de uma unidade ESF – Estratégia de Saúde da Família –, ampliação de vagas no projeto Teclar, programa de incentivo às pequenas empresas, dentre outras.

 Cada uma das ações foi avaliada. O quesito “impacto” leva em consideração a quantidade de pessoas beneficiadas e a área territorial abrangida pela ação, além de sua sustentabilidade, ou seja, a capacidade de gerar benefícios contínuos e recursos próprios; já a facilidade de implantação e operação leva em conta o grau de dificuldade para se pôr em prática determinada ação, o custo necessário e o resultado de experiências similares, para que estas sejam usadas como referência.

 Na próxima reunião, dia 12, os moradores do Morro do Carmo vão eleger o comitê comunitário, formado pelos próprios moradores para avaliar e acompanhar a implementação do que foi definido durante as reuniões. O próximo local a ser contemplado pelo Comunidades de Angra será o Morro do Santo Antônio. A primeira reunião será no dia 26 deste mês.

Secretarias relacionadas: