A Campanha de Vacinação dos Idosos contra a Gripe Influenza, iniciada no dia 25 de abril, através da Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar), está chegando aos seus dias finais.
A estimativa da população de idosos no município é de 13.383 e até a quarta-feira, 6, cerca de 6.477 doses haviam sido aplicadas. A campanha se encerrará nesta sexta-feira, 8, com possibilidades de prorrogação. A preocupação do presidente da Fusar, Adilson Bernardo, é quanto à procura dos idosos para serem vacinados. Segundo ele, as vacinas estão sendo aplicadas em todas as unidades e ESFs do município e no prédio da extinta Secretaria de Saúde, situado na Rua Coronel Carvalho, 43, a campanha também está sendo realizada.
– Todas as pessoas acima de 60 anos devem ser vacinadas, mesmo as que já tenham sido vacinadas no ano passado. A única contraindicação para a vacina é ser alérgico a ovo. Se o idoso estiver com febre, vômitos ou qualquer outra indisposição, deve aguardar sua melhora, para depois então procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para ser vacinado. Mesmo após o encerramento da campanha, todas as unidades ainda terão vacinas disponíveis. As famílias que tiverem idosos impossibilitados de se locomover, devem também se dirigir à unidade de saúde e solicitar que um agente de saúde vá até a casa do idoso para vaciná-lo – informou Adilson Bernardo.
A gripe é causada por um vírus que é responsável por infecção respiratória aguda, febre alta, calafrios, cefaléia, mal-estar, mialgia e tosse seca. A gripe já matou mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo.
Atualmente, o vírus da gripe sofreu mutação genética e está com um alto índice letal, conhecido como gripe suína. Com o nome de gripe A, o vírus está causando preocupação nas autoridades brasileiras, que estão fazendo campanhas informativas para a população ser alertada quanto aos sintomas e formas de contágio.
– Estamos preparando um panfleto informativo e até semana que vem já estará disponível em todos os estabelecimentos, unidades de saúde, ESF‘s, escolas. Já se tem comprovação que o efeito cruzado que a vacina da gripe provoca no organismo estimula o sistema imunológico e aumenta a defesa contra a gripe tipo A. A população precisa ser informada sobre isso. A prevenção é o melhor remédio – falou Adilson.
A Prefeitura de Angra solicita, no ato de vacinação, que os idosos levem o cartão de vacina para que os agentes de saúde possam agendar outras vacinas que também são necessárias no seu dia-a-dia.