A sexta-feira, 8, que antecedeu o Dia das Mães, comemorado no domingo, 10, homenageou mamães do município de Angra dos Reis com eventos que reuniram as mães de diversas comunidades como da Monsuaba, Nova Angra e Lambicada. Os eventos foram da Secretaria de Ação Social e realizados pelos Cras das localidades citadas, exceto a Lambicada, onde aconteceu o projeto Mini Ações e Cidadania.
Esse projeto tomou conta da E. M. Francisco Xavier Botelho e foi um sucesso na comunidade, que compareceu em peso para prestigiar as mães, as estrelas do evento. Durante o dia inteiro, elas foram atendidas pela equipe do Salão Popular com corte e massagem de cabelo e limpeza de pele. No evento, a segunda palestra programada para a semana, sob o tema “Mãe, mulher maravilha do século XXI”, aconteceu, e as mulheres participaram de diversas oficinas.
Café da manhã no Cras da Monsuaba
Já no Cras da Monsuaba, cerca de 60 mães foram recebidas na parte da manhã com um delicioso café, preparado com muito carinho para homenageá-las pela data especial. Prêmios foram entregues para a mãe mais velha, a mais nova, a que tem mais filhos e outras especialidades também. A emoção do evento ficou por conta da apresentação da cantora Sthefani Pimenta, que cantou e encantou as mães presentes.
A coordenadora do Cras, Adriana Lins, também fez a sua homenagem lendo um texto e falou sobre o privilégio dado por Deus, às mulheres que são mães.
– Ser mãe é um dom de Deus, uma honra dada por Ele. É um privilégio da criação e por isso temos que valorizá-las como criaturas especiais sim – falou Adriana, que coordena as sete oficinas que acontecem no Cras e que na sua maioria é frequentada por mães.
Tarde para as mães no Cras da Nova Angra
A tarde ficou por conta do Cras da Nova Angra. O centro de assistência com o maior número de oficinas, cerca de 20 no total e 1300 matriculados, preparou uma série de apresentações que encantaram o público presente. Mais de 300 pessoas foram assistir às demonstrações de ginástica, dança aeróbica, lambaeróbica, capoeira e taekwendo. Turmas de mães e crianças, pessoas de diversas idades fizeram o seu melhor e mostraram toda a vitalidade e desempenho no trabalho desenvolvido no Cras. A banda de música Maestro Galloway se apresentou com belas execuções de músicas conhecidas pelo público.
A secretária Célia Jordão prestigiou o evento e deixou uma mensagem de amor e alerta às mães.
– Mãe, ame seus filhos, os abrace e zele por eles. Se a família não os abraçar, na rua, infelizmente, terá quem os abrace, e de uma forma que não gostaríamos que fossem abraçados – chamou a atenção a secretária, preocupada com a desestrutura familiar, que ocasiona a entrada de adolescentes no mundo das drogas e violência.
A coordenadora do Cras, Elecy Tenório, emocionada, fez uma homenagem à secretária lhe entregando flores, e a coordenadora de Proteção Social Básica, Ana Elisa Araújo, também foi homenageada.
Vale a pena ressaltar a exposição de artesanato, com lindas peças confeccionas nas oficinas de bordado, pintura em tecido, madeira e outras, que são vendidas para auxílio na renda das famílias mais carentes das mulheres que participam das oficinas.