Daniel Santiago é tri-campeão mundial

O velejador angrense Daniel e sua equipe conquistam o tri-campeonato mundial da classe J24

Segunda-Feira, 11/05/2009 | .

O Bruschetta Sailing Team bateu os principais barcos do mundo no último dia de regatas e conquistou o tricampeonato mundial da Classe J24, em Annapolis (EUA). A equipe, do velejador de Angra dos Reis Daniel Santiago, chegou ao último dia de provas na décima posição, mas conseguiu três bons resultados nas regatas do dia, e na última chegou à frente dos principais adversários, sagrando-se campeã mundial pela terceira vez.
 
O Bruschetta já havia conquistado o título em Melbourne (Austrália 2006) e Puerto Vallarta (México 2007), além da medalha de ouro da classe no Pan do Rio (2007) e a prata no Pan de Santo Domingo (2003), entre outros títulos nacionais e internacionais.
 
Depois de dois dias (quarta e quinta) de regatas disputadas praticamente sem ventos na baía de Annapolis, a equipe Bruschetta precisava de bons resultados no último dia de provas, e ainda contava com o regulamento, que permite o descarte do pior resultado na competição.
 
- “Na terça não houve regata por falta de vento. Pressionada a não perder mais um dia de provas, na quarta-feira a comissão deu uma largada em condições péssimas para velejar, praticamente sem vento e com muita corrente. Foi uma ‘loteria’” e chegamos e 63º. Na quinta-feira, as condições também estavam péssimas, e o 11º até que foi um bom resultado”, contou Daniel.
 
Último dia – Com os resultados ruins e contando com o descarte, o Bruschetta foi ao mar nessa sexta em décimo lugar na tabela e com a obrigação de bater os barcos das feras Chris Larson (EUA) e Anthony (Ilhas Virgens), dois ex-campeões mundiais e favoritos ao título. Na primeira regata conseguiram um 16º, chegando à frente dos adversários diretos e pulando para a 2ª posição. Na segunda regata chegaram em quarto e caíram para terceiro no geral. Mas na última largada do dia, o Bruschetta mostrou porque é uma das equipes mais respeitadas e temidas da Classe J24 no mundo. Liderando toda a regata, a equipe se preocupou apenas em se manter à frente dos adversários diretos na luta pelo título. No fim, chegou em terceiro lugar, batendo as feras da Argentina, Ilhas Virgens e EUA, e conquistou o tricampeonato mundial, na final mais disputada dos últimos anos.
 
- “Os melhores do mundo estavam lá. O Chris corria em casa. Mas fomos com tudo e trouxemos mais esse título para o Brasil e, eu, para Angra e região. Estou muito feliz e quero agradecer a todos que nos apoiaram. Agora vamos festejar!”, comemorou Daniel.
 
 
A EQUIPE – A equipe do Bruschetta estava separada desde o fim dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, e se reuniu novamente para o desafio de reconquistar o título. A equipe é formada pelo regulador de velas, Daniel Santiago, Paolo Boido (secretário e construtor / ITA), Maurício Santa Cruz (timoneiro / RJ), Alexandre Saldanha (tático / RJ) e Alfredo Rovere (proeiro / RJ).

Site oficial do campeonato: www.j24worldchampionship2009.com
 

 

Veja o quadro final de classificação
 
 
Posição Barco País   
1 Bruschetta Brasil   
2 Paraloc  EUA   
3 Carrera Argentina   
        
        

 
--

Secretarias relacionadas: