Governador ajuda Porto

O prefeito Tuca Jordão esteve com o governador e pediu que fizesse decreto que diminui a alíquota da cevada

Segunda-Feira, 11/05/2009 | .

 

O governador Sérgio Cabral deu uma boa notícia aos trabalhadores do Porto de Angra dos Reis: ele assinará um decreto que diminuirá a alíquota estadual de importação para cevada: de 12% para 3%. Com essa iniciativa, o Porto de Angra dos Reis será competitivo com os portos de São Paulo, Santa Catarina e Espírito Santo, que têm esse incentivo.

O governador aproveitou a sua ida a Lídice, distrito de Rio Claro, na segunda-feira, 11, para o lançamento da conclusão do primeiro trecho das obras de recuperação da RJ-155, estrada que liga Barra Mansa a Angra dos Reis, para falar pessoalmente sobre a sua iniciativa à categoria, que esteve na Escola Municipal Presidente Benes. Os trabalhadores do Porto, de forma ordeira, fizeram um movimento reivindicatório solicitando mais atenção do governador para o setor.

O encontro foi intermediado pelo prefeito Tuca Jordão e pelo diretor-executivo do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande, Fernando Jordão, que veem nessa iniciativa chances de recuperação do setor. O prefeito esteve no evento com o vice-prefeito Essiomar Gomes, o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares, o vereador Marco Aurélio Vargas e com outros secretários do governo.

-Estamos buscando meios para resgatar a movimentação do Porto de Angra dos Reis. São 600 famílias diretamente ligadas a ele. Já conseguimos que a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) retomasse as atividades da malha ferroviária da qual é concessionária. O primeiro cliente a usar a via férrea será a Gerdau. Agilizamos a realização da dragagem, que terá início em 31 de maio, e fechamos uma parceria com a Technip, que está à frente do Porto. A empresa oferecerá cursos profissionalizantes e ainda construirá o 3º e 4º berços. E agora, que o governador assinasse o decreto-comemorou o prefeito Tuca Jordão.

O governador Sérgio Cabral lembrou que o esforço de Tuca Jordão e de Fernando Jordão foram fundamentais para o desfecho favorável desta questão.

-Tuca e Fernando Jordão se empenharam para que eu fizesse o decreto que será assinado na próxima quarta-feira. Os outros estados davam uma lavada nos nossos portos, e agora eles serão mais competitivos-salientou Sérgio Cabral.

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Atividades Econômicas, tem se empenhado em buscar incentivos para melhorar as condições atuais do porto. E no caso do decreto começou com a entrega de um documento assinado pelos sindicatos à Alerj, solicitando a criação do decreto. Concomitantemente, Tuca Jordão fez um pedido pessoal ao governador quando ele esteve na Marina Verolme, no começo do ano, para a instalação da Spirit Ferretti. O secretário de Atividades Econômicas, Alexandre Tabet, também interveio. Ele pediu atenção especial ao processo à Secretaria Estadual de Fazenda. O processo foi finalizado praticamente na semana passada depois que o diretor-executivo do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da Baía da Ilha Grande, Fernando Jordão, se reuniu com o governador Sérgio Cabral. Ele pediu agilidade ao processo em nome dos trabalhadores.

-Essa iniciativa vai beneficiar diretamente os trabalhadores e suas famílias, e ainda gerar mais oportunidades no setor. Estamos aqui para somar esforços que fomentem mais emprego e renda para a população de nossa cidade-falou Fernando Jordão, que participará, junto com Tuca Jordão e os sindicatos, da assinatura do decreto na quarta-feira, 13.

A Maltaria AngraRio já acenou com a possibilidade de usar o Porto para transportar a cevada para as cervejarias fluminenses.

RJ-155 - O primeiro trecho da RJ-155, conhecida como Rodovia Saturnino Braga, foi reformado em 38,5 quilômetros, de Barra Mansa até a cidade de Rio Claro. A segunda etapa, Rio Claro a Angra dos Reis, tem mais 34 quilômetros. Esta prevista também a restauração dos três túneis

-O governo do estado investiu mais de R$ 22 milhões nessas obras que oferecerão mais conforto e segurança aos que utilizarem a rodovia. Esta obra é de vital importância para a economia do interior do estado-lembrou o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Henrique Alberto Santos Ribeiro
Foram realizadas pelo DER drenagem, terraplenagem, pavimentação, além da implantação da calha, meio-fio e acostamento, ao longo dos 38,5 km da via. A sinalização horizontal e vertical dos principais trechos também foi totalmente recuperada.

Estiveram presentes o prefeito de Rio Claro, Raul Machado o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o presidente da Alerj, o deputado estadual Jorge Picciani, o ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, a secretária estadual de Meio Ambiente, Marilena Ramos, o presidente do Inea, Firmino Martins Pereira, deputados estaduais e federais e prefeitos de diversas cidades.

Secretarias relacionadas: