A prefeitura reuniu na Santa Rita II do Bracuí mais de 500 pessoas, na noite de segunda-feira, 11. O vice-prefeito Essiomar Gomes representou o prefeito Tuca Jordão num encontro marcado com a comunidade para falar sobre as obras que se iniciaram no mesmo dia. O secretário de Obras, Leonardo Corrêa, o diretor-executivo do Saae, Carlos Alberto Marcatti, e o gerente de Planejamento da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Luiz Moura, passaram as informações necessárias e dirimiram as dúvidas sobre o que será realizado na comunidade. O vereador Leandro Silva também esteve presente ao encontro, que aconteceu na sede da Associação de Moradores da Santa Rita II.
Um carro de som passou pela Santa Rita II no fim de semana convidando os moradores para a reunião. A intenção do governo Tuca Jordão é inteirar os moradores sobre os procedimentos realizados em seu bairro.
-Esta é a primeira grande obra licitada neste governo. O prefeito Tuca Jordão na quinta-feira passada (7) visitou o bairro e tomou a iniciativa de convocar este encontro, uma prática que vislumbra a interação com os moradores do nosso município-falou Essiomar Gomes.
O presidente da associação do bairro, Edilson da Silva Valente, conduziu a reunião e pediu aos moradores que participassem como agentes organizados.
-Devemos contribuir nos informando, tirando dúvidas, fiscalizando e apresentando soluções. A gente consegue muito mais unidos. Eu agradeço à prefeitura pelas obras que estão sendo realizadas, pois quero que minha comunidade melhore-falou Edilson.
A Santa Rita II será contemplada com obras de pavimentação e drenagem em 17 ruas. Entre elas, as ruas São Jorge, Vila Nova, Volta Redonda, Eloína Balbis, Mangaratiba, Boa Sorte, Boa Esperança, Barra Mansa, Projetada, Amorita e a Avenida Parati.
O prefeito Tuca Jordão, durante a sua visita na semana passada, verificou que há várias construções irregulares no bairro. Ruas estão sendo abertas sem respeitar áreas de preservação ambiental. Essiomar Gomes e os secretários lembraram que a orientação do prefeito Tuca Jordão é que se pavimentassem apenas as ruas que estão no cronograma do projeto.
-Em pouco tempo abriram mais ruas e construíram mais casas. Temos que fiscalizar e evitar construções em áreas de preservação ambiental. Órgãos ambientais nos cobram e somos obrigados a decretar demolições. Contamos com o apoio dos moradores para evitar invasões nos bairros-falou o secretário de Obras, Leonardo Corrêa, que teve suas palavras enfatizadas pelo gerente de Planejamento, Luiz Moura.
-A Secretaria de Meio Ambiente está de portas abertas para orientar e prestar todas as informações necessárias sobre compra de terrenos e construções-disse.
O diretor do Saae, Carlos Alberto Marcatti, comunicou aos moradores que uma equipe da autarquia estará passando de casa em casa para esclarecer como será realizada a retirada dos esgotos.
-Neste momento estaremos fazendo uma rede mista para coleta na drenagem. A retirada do esgoto das residências terá tratamento prévio, com fossa e filtro. A Santa Rita II do Bracuí receberá um esgotamento sanitário que não há em 90% das cidades brasileiras-disse Marcatti.