Excelentes filmes no Cine no Centro

Filmes temáticos sobre racismo e exploração sexual infantil no Centro Cultural Theophilo Massad

Terça-Feira, 12/05/2009 | .

 Treze de maio é o Dia de Luta contra o Racismo e 18 de maio é o Dia de Luta contra a Exploração Sexual Infantil. Para debater os assuntos, o Projeto Cine no Centro, da Prefeitura e Fundação Cultuar, apresentará, durante as duas semanas, seis excelentes filmes sobre esses temas, na Sala de Vídeo, do Centro Cultural Theophilo Massad. A entrada é franca.

Na Semana de Luta contra o Racismo, de 13 a 15, serão apresentados quatro filmes: “Crash- no limite, “Tekoa Sapukai Reko”, “Heróis” e “Pride: o orgulho de uma nação”. E na Semana de Luta contra a Exploração Sexual Infantil, mais dois filmes serão exibidos nos dias 20 e 22:“Anjos do sol” e “Eu, Christiane F. - 13 Anos, drogada e prostituída“.

Crash- no Limite, “Tekoa Sapukai Reko”, “Heróis”

e “Pride: O orgulho de uma nação”

No dia 13, a partir das 13h, estará sendo exibido “Tekoa Sapukai Reko”, um documentário sobre a vida na aldeia Guarani de Angra. O documentário será seguido de um debate com a presença do vice-cacique Argemiro da Silva. Classificação livre.

Ainda no dia 13, às 18h será exibido “Crash - No Limite”, um filme que conta a história de Jean Cabot, uma rica e mimada esposa de um promotor que tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles. “Crash” foi vencedor de três Oscar. É estrelado por Sandra Bullock e Matt Dillon e dirigido por Paul Haggis. Classificação 14 anos.

Na quinta-feira, dia 14, às 18h, será a vez do video documentário “Heróis”, uma série que homenageia os heróis nacionais, promovida pela Secretaria Especial de Promoção e Igualdade Racial do Governo Federal. “Heróis” mostra que no Brasil existem heróis negros, que lutaram e venceram obstáculos, como Machado de Assis, Chiquinha Gonzaga, Aleijadinho, Milton Santos e muitos outros que a história ocultou.  

O filme em cartaz, na sexta-feira, 15, às 18h, é “Pride – o orgulho de uma nação”. Baseado numa história real, o filme conta como Jim Ellis, um carismático professor dos anos 70, mudou algumas vidas para sempre quando criou uma equipe de natação formada por negros americanos em um dos bairros mais problemáticos da Filadélfia. É estrelado por Terrence Howard, no papel de Jim, e a direção é de Sunu Gonera. Classificação 14 anos.

Anjos do sol” e ““Eu, Christiane F. - 13 Anos, drogada e prostituída“.

“Anjos do Sol” será exibido, às 18h, do dia 20, quarta-feira. Com Antônio Calloni e Vera Holtz e direção de Rudi Lagemann, o filme fala sobre a triste história de Maria (Fernanda Carvalho), uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste, que é vendida para um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela foge e chega ao Rio de Janeiro. Classificação 14 anos.

Na sexta-feira, 22, às 18h, o Cine no Centro apresentará “Eu, Christiane F. - 13 Anos, drogada e prostituída”, um filme dirigido por Uli Edel, que se passa nos anos 70 e conta a triste história de uma adolescente que mora com sua mãe e sua irmã em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a "Sound", uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade, ela pede a sua amiga para levá-la à discoteca, onde se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha, assim passo a passo, ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição, colocando-se à beira da morte. Classificação 16 anos.

Secretarias relacionadas: