Moradores do Morro do Carmo realizaram nessa terça-feira, dia 12, a eleição de seu comitê comunitário, na penúltima reunião do Programa Comunidades de Angra. O comitê ficará responsável por acompanhar, em parceria com os órgãos municipais, as ações de melhorias traçadas ao longo do projeto. No Morro do Carmo, foram 82 ações definidas pelos moradores.
Os comitês comunitários são formados por 12 membros: dez eleitos pela comunidade e dois da prefeitura. Ao término da votação, os membros eleitos foram divididos por temas como questões urbanas e meio ambiente; saúde e assistência social; educação, cultura, esporte e lazer; trabalho e renda; e juventude. A primeira-dama Alessandra Jordão esteve presente e acompanhou a eleição.
- O funcionamento do comitê comunitário é independente de vinculação partidária ou religiosa, é para defender os interesses de toda a comunidade. Quanto maior a diversidade, melhor – disse Silvia Rúbio, uma das coordenadoras do projeto.
O Programa Comunidades de Angra define o comitê comunitário como uma instância de gestão compartilhada, um canal de relacionamento entre a comunidade e a prefeitura e demais parceiros. Essa instância será a ferramenta fundamental para a comunidade estabelecer um diálogo com a prefeitura, embasando o planejamento de seus órgãos públicos municipais, participando da implantação das ações planejadas e da revisão periódica do Plano de Ações, contribuindo para a proposição de novas ações. Após a passagem do programa no Morro do Carmo, o comitê comunitário realizará fóruns, pelo menos uma vez por mês, para discutir os problemas locais.
A próxima reunião será a de encerramento e deverá contar com a presença do prefeito Tuca Jordão. Além disso, os moradores irão receber o Plano de Transformação, um livro onde consta tudo o que foi planejado para a localidade ao longo das 10 reuniões.