Reunião do Conselho de Turismo na TurisAngra

Fundação discute políticas e apresenta projetos para o setor

Quinta-Feira, 14/05/2009 | .

O presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 13, com o Conselho Municipal de Turismo, formado por representantes de atividades ligadas ao setor, como hotéis, náutica, embarcações, corredores turísticos etc. O objetivo foi a revitalização deste conselho e discutir questões relacionadas à gestão de turismo no município. Os principais pontos destacados foram os novos projetos da TurisAngra e a inclusão da cidade no grupo dos 65 Destinos Indutores, criado pelo Ministério do Turismo para listar as principais cidades turísticas do Brasil.

 – O desejo do prefeito Tuca Jordão e da TurisAngra é o de um governo participativo, com cada um cumprindo seu papel, e que essa instância seja participativa – disse Veníssius Barbosa, sobre a importância do conselho na gestão democrática do turismo.

 O presidente da TurisAngra destacou que as principais medidas a serem tomadas atualmente na área de turismo são as de conhecer melhor os atributos turísticos que a cidade tem a oferecer e capacitar a mão-de-obra. Ele falou sobre a criação de um inventário turístico para Angra, um dos principais projetos para esta gestão. O inventário será um sistema de organização das informações turísticas da cidade para aumentar a divulgação dos atrativos e facilitar a visita dos turistas. O projeto, em fase de licitação, também servirá para se descobrir novos atrativos nos diversos pontos do município.

 Outro projeto de destaque é o da revitalização do Trem Ecoturístico da Mata Atlântica, com um percurso de 46km entre Angra e Lídice, distrito de Rio Claro. A perspectiva é de que o projeto aumente o tempo de permanência do turista em Angra e os postos de trabalho. De acordo com Veníssius Barbosa, a TurisAngra já protocolou um pedido de homologação para a revitalização do trem junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aguarda verbas do Governo Federal. 

 Um dos principais projetos a serem implementados será o de mobiliário urbano e sinalização turística, mais uma medida visando facilitar a informação para os visitantes. Em uma primeira etapa, irá contemplar o Centro da cidade, em seguida, também será implantado nos corredores turísticos. Outro projeto que está em pauta para ainda este ano é do Natal Iluminado. Nos moldes do Natal Luz, da cidade de Gramado-RS, o Natal Iluminado promete ser mais um grande evento de Angra dos Reis, assim como o Carnaval e a Procissão Marítima. Outros projetos de curto prazo são o plano de marketing para o setor,  certificação de qualidade para serviços turísticos, capacitação profissional, manutenção e conservação de logradouros públicos, dentre outros. Há ainda outros projetos importantes como a revitalização do centro histórico, criação de pórticos para informações turísticas, construção de estação de turismo no Abraão, além da reforma e ampliação do cais do local etc.       

 As discussões também se basearam no Estudo de Competitividade, elaborado pelo Ministério do Turismo para selecionar os 65 Destinos Indutores. Angra foi incluída através de indicadores como marketing, políticas públicas, infraestrutura, aspectos sociais e culturais, serviços e equipamentos turísticos etc. A TurisAngra pretende aprimorar o desempenho do município nestes indicadores, o que vem ao encontro da política do Ministério do Turismo de dotar de estrutura internacional os 65 Destinos Indutores, pensando inclusive na Copa de 2014. – Vamos trabalhar com base no Estudo de Competitividade e nas metas e projetos da TurisAngra – reforçou o presidente da fundação.

Secretarias relacionadas: