Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Secretaria de Ação Social prepara uma programação alusiva para combate ao abuso e exploração sexual

Quinta-Feira, 14/05/2009 | .

Uma programação especial alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, comemorado no dia 18 de maio, está sendo preparada pela Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social para a próxima quarta-feira, 20.

O local escolhido é a Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão), e lá serão realizadas, a partir das 10h, apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), dos dados de abuso no município de Angra, da banda da E. E. Conde Pereira Carneiro, do Projeto Rapsocializando (hip hop), de grupos de teatro e das oficinas de Tae Kwondo e de Lambaeróbica. Será realizada também uma premiação dos cartazes dos alunos das escolas municipais sobre a referida data e dos usuários do Creas.

Uma passeata pela Rua do Comércio, saindo da da Praça Codrato de Vilhena e indo até a Praça General Osório, vai marcar as comemorações e também será realizada uma panfletagem nas praças do Centro, com distribuição de panfletos informativos do combate à violência e abuso sexual.

– Essas atividades têm o objetivo de mobilizar a sociedade para a sua atuação no enfrentamento da violência sexual e criar oportunidades para integrar as autoridades dos poderes públicos – afirmou Célia Jordão, secretária da Ação Social, que promoverá o evento.
 
Por que o dia 18 de maio?

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Esta data foi escolhida, pois neste mesmo dia em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos, foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que comoveu todo o país e em 2008 completa 35 anos, permanece impune.

Há oito anos a sociedade civil e o poder público organizam atos em todo o Brasil para marcar esse dia, e em Angra, a Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social se mobiliza para conscientizar a sociedade quanto às consequências desastrosas dos que cometem tais atos com crianças e adolescentes.

Secretarias relacionadas: