A retomada pela Companhia Docas/RJ do espaço do Aterro do Carmo (considerado como área de retroporto), antes usado como estacionamento pelo Angra Rotativo, fez com que a equipe de governo do prefeito Tuca Jordão, que leva a sério sua determinação de ordenamento do trânsito da cidade, acelerasse a preparação da licitação do serviço de estacionamento rotativo. O projeto, que aumentará a facilidade do estacionamento no Centro da cidade, tem o objetivo de democratizar os espaços públicos, fazendo com que todos tenham acesso às vagas.
O processo para a concorrência está em sua fase inicial, ou seja, a Secretaria de Governo e Defesa Civil, através da Subsecretaria de Transporte e Trânsito, está elaborando o edital para a licitação. A equipe ainda estuda a possibilidade de instalar parquímetros no Centro, e a implantação do cartão de estacionamento. Critérios usados por outras cidades do país e do mundo, que provaram dar resultados.
-O nosso intuito é garantir acesso e segurança a todos os que circulam motorizados ou a pé pela cidade. Estamos, incansavelmente, buscando alternativas para melhorar o trânsito e na criação de vagas, especialmente no Centro-falou o secretário de Governo e Defesa Civil, Carlos Alexandre Soares.
A primeira medida tomada pelo prefeito Tuca Jordão e pelo secretário Carlos Alexandre nesse sentido foi a extinção das 25 vagas oficiais. Depois priorizou a orientação no trânsito. Só recorrendo a sanção em último caso. O que reduziu em mais de 75% o número de multas por infração. A prefeitura ainda fez alterações nas paradas dos ônibus nas ruas Júlio Maria e Dr. Coutinho, no sentido de saída do Centro, com a intenção de tirar o “gargalo” que se formava nesses trechos.
-Segundo o Detran, são 33 mil veículos registrados circulando, e na alta temporada, esse número é triplicado, o que nos leva a buscar a cada dia mais alternativas para facilitar a vida da população-revela o subsecretário de Transporte e Trânsito, Robson de Oliveira Andrade.