Nova escola na Sapinhatuba III

Prefeitura vai construir nova unidade e rede municipal de ensino cresceu 11% em comparação com 2008

Terça-Feira, 19/05/2009 | .

A Prefeitura vai construir uma escola na comunidade da Sapinhatuba III com seis salas de aulas para cerca de 300 alunos. O projeto é uma promessa de campanha do prefeito Tuca Jordão para atender a população da localidade e trazer melhorias à qualidade de vida dos moradores do bairro. 

Em fevereiro foi  dado o pontapé inicial através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer (Sectel), quando um estudo foi realizado para levantamento da área disponível na localidade, quanto à parte judicial e legal na Gerência de Patrimônio do município.

Em março foi solicitado à Secretaria de Obras o estudo topográfico da área e o projeto arquitetônico da escola. No mês seguinte, abril, o secretário de Obras, Leonardo Corrêa, apresentou o projeto e o estudo do terreno, restando assim o parecer do Patrimônio do município para a liberação da construção.

Após a desapropriação da área, já em maio, a Gerência de Patrimônio confirmou que o terreno em estudo estaria liberado para a construção, e a planilha de custos para as obras já está em fase final.

É importante ressaltar que um planejamento em relação à disponibilidade orçamentária para a execução da obra está sendo realizado e será apresentado o mais rápido possível.

– Eu entendo a necessidade da comunidade da Sapinhatuba III de abrigar uma escola municipal. Nossa intenção, no governo Tuca Jordão é realmente aumentar o número de vagas na rede para nossa população. Já demos um grande salto em 2009 em comparação com o ano anterior, quando tivemos um aumento de 11% no atendimento de novas matrículas – contou a secretária Luciane Rabha.

Crescimento da rede municipal de ensino em 2009

Segundo Luciane, atualmente estão matriculados na rede municipal de ensino 23.745 alunos, distribuídos em 66 unidades escolares, considerando que ao final de 2008 eram 21.178 alunos. 

O número de turmas regulares cresceu 6,23%, sendo que na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o número de turmas aumentou de 64 para 98, oferecendo novas oportunidades a pessoas que abandonaram a escola, de retornar e construir um futuro melhor. 

Foi implantada uma nova escola na Nova Angra, a E.M. Manoel Ramos, atendendo a 466 alunos. Houve ampliação na capacidade de atendimento na E.M. Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck, que passou de 513 para 953 alunos e na E.M. Cornelis Verolme, em Jacuecanga, que aumentou o atendimento de 282 para 461 alunos.

Secretarias relacionadas: