Planejar um jardim, plantá-lo, vê-lo florescer, mantê-lo bonito e bem cuidado, durante todo o ano, não é tarefa fácil. Por isso, a Prefeitura de Angra dos Reis está investindo, com custo mínimo, na formação de jardineiros para o mercado de trabalho e para atuarem em suas próprias residências ou nas comunidades onde moram, oferecendo cursos gratuitos dirigidos para toda a população.
Na manhã de terça-feira, 19, foi aberta, no Horto Municipal, no Areal, mais uma turma do Curso Básico de Jardinagem, a sétima realizada pela Subsecretaria de Parques e Jardins e Intervenções Urbanas da Secretaria de Obras do município.
O curso básico é realizado em 12 módulos e tem a duração de um mês. Através dele, os alunos recebem aulas teóricas e práticas de jardinagem e noções de arborização. Por ele, já passaram mais de 200 pessoas. O curso é concorridíssimo e dirigido a pessoas de todas as idades e escolaridades, desde jovens, donas-de-casa a aposentados.
A nova turma, com 35 alunos, foi recepcionada pela equipe da subsecretária de Parques e Jardins, Elizabeth Brito, e pelos professores do curso (biólogos, engenheiros agrônomos, arquitetos e técnicos agrícolas da prefeitura), Rita Svorc, José Luís da Costa Oliveira, Cristiano Vítor, Antônio Carlos Bezerra, Rosimara Walsh, Carla Montenegro. Inclusive a subsecretária Elizabeth Brito também é uma das professoras do curso, ministrando o módulo “Noções de Paisagismo”.
A Subsecretaria de Parques e Jardins hoje é responsável pela elaboração de projetos e paisagismos de praças e pela confecção dos mobiliários urbanos (bancos e brinquedos), que são feitos na carpintaria e serralheria criadas pela subsecretaria, em sua sede, no Areal. A fiscalização e manutenção de todas as praças da cidade também é de responsabilidade da subsecretaria.
Outro importante projeto da subsecretaria é o de Arborização Comunitária, que envolve alunos de escolas municipais e moradores das comunidades. Através do projeto já foram plantadas, desde o ano passado, mais de 2 mil árvores no município