A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Ação Social, desde 2005 vem desenvolvendo o Projeto Gol Social, que associa atividade física com formação cidadã das crianças do município, preferencialmente as moradoras das comunidades mais carentes e de difícil acesso.
O primeiro bairro a receber a atividade esportiva foi o Bracuí, em seguida o Parque Mambucaba e Campo Belo. No ano passado, a Caputera também passou a abrigar o trabalho e a desenvolver em seus meninos o talento para o futebol.
O sucesso do trabalho, monitorado de perto pela secretária Célia Jordão, é visto pela qualidade dos garotos do projeto, que têm se destacado nos testes para clubes importantes no estado do Rio e em torneios interestaduais. Em julho de 2007, cinco deles, Patrick, Pedro Vitor, Gabriel Lucas, Glaudston e Francisco Júnior (goleiro), reforçaram a equipe do Sub-12 do Azurra Futebol Clube, do município de Bananal (São Paulo), pelo II Torneio Interestadual de Futebol de Campo.
Destaques do projeto
Ricardo Manoel da Silva, Lucas Oliveira da Silva, Pablo Aloísio de Oliveira, integrantes da equipe Sub-12, estão treinando na Categoria de Base do Fluminense no Rio de Janeiro e foram destaques na I Copa Zico 2008, com João Gabriel Monteiro Fernandes, que levou o 3º lugar pela Copa da TV Rio Sul pelo Real e que atualmente é atleta federado do Flamengo.
O artilheiro da categoria Sub-13, da I Copa Zico de 2008, Ecson do Carmo Araújo, que levou o troféu para casa, disse que se não fosse jogador, seria comentarista esportivo:
– Eu adoro jogar futebol. Isso é o que sei fazer de melhor. Tenho total apoio dos meus pais, eu e meu irmão gêmeo Ector, que também joga. Pretendo fazer faculdade de jornalismo e me tornar comentarista de jogo – contou o menino de 13 anos, morador do bairro da Monsuaba, com o troféu de artilheiro nas mãos.
Os garotos angrenses Patrick Reis e Wedson Roberto dos Santos, de 14 anos, estão residindo no Rio de Janeiro por conta do clube Madureira, onde treinam e desenvolvem seu futebol.
Tentando um lugar ao sol
Alguns meninos estão fazendo testes e avaliações para crescimento no mundo futebolístico. Dentre eles, João Paulo Forni, de 17 anos, que se mantém na equipe de base do Voltaço, Pedro Vítor Martins, de 14 anos, Willian Martins, 15 anos, e Silas Rodrigues, também de 15 anos, que estão em avaliação no Clube de Futebol do Zico (CFZ) pela Secretaria de Ação Social.