Abertos os jogos da Apae

Atletas ensinam que o importante não é chegar na frente, mas sim chegar junto

Sexta-Feira, 22/05/2009 | .

Centenas de pessoas se reuniram no Colégio Naval, na tarde de sexta-feira, dia 22, para a abertura da IV Olimpíada das Apaes – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Muito mais que uma competição esportiva, o evento é uma lição de superação das diferenças e obstáculos. Atletas de 16 Apaes do estado do Rio vieram para as competições, que se encerram neste domingo, dia 24. O prefeito Tuca Jordão abriu oficialmente os jogos, realizados em uma parceria entre a Prefeitura de Angra e a Federação das Apaes. A competição é uma seletiva para a Olimpíada Nacional das Apaes, que será em Campo Grande-MS, em novembro.

 – Estou muito feliz de poder participar deste evento. Lembrem-se, não liguem para as medalhas, não liguem para  ser primeiro, segundo ou terceiro lugar, pois todos vocês são vitoriosos – disse o prefeito aos atletas, todos  portadores de deficiências. Tuca Jordão fez um agradecimento especial ao Colégio Naval, que cedeu suas instalações para as competições, e seus alunos e funcionários para auxiliarem nas arbitragens e organização do evento. 

 Angra dos Reis está sendo representada pela Associação Pestalozzi, já que o município não possui Apae. Para a vice-presidente da Federação Nacional das Apaes, Tânia Ataíde, o evento pode ser uma boa oportunidade   para que a Apae consiga se instalar em Angra. – No fim deste evento, o município de Angra há de querer uma Apae. Conhecemos a Pestalozzi e seu excelente trabalho, mas sabemos também que a demanda é grande – disse Tânia.         

 Delton Pedroso Bastos, presidente da Federação das Apaes do Rio de Janeiro, explicou que para que uma unidade da Apae seja implantada é preciso mobilizar a sociedade local, estabelecendo parcerias com colaboradores e principalmente com o poder público. – Angra tem tudo para ter uma Apae. A prefeitura tem dado um apoio enorme para o evento. E um evento como este sempre abre portas – disse Delton, que elogiou a estrutura e organização desta edição angrense.

 A solenidade de abertura teve início às 14h, com o desfile das delegações representantes dos municípios participantes. A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Luciane Rabha, que anunciou, para o segundo semestre deste ano, a implantação de um Cemanee, que é uma escola municipal voltada para alunos com necessidades especiais, na Japuíba.  Também estavam presentes a primeira-dama Alessandra Jordão, o subsecretário de Esporte e Lazer, Hudson Viana, o presidente da Cultuar, Mario dos Anjos, os vereadores Jorge Eduardo, Marco Aurélio Vargas e Antônio Cordeiro. O capitão-de-fragata Antônio Pieroni representou o comandante do Colégio Naval, Rodolpho Marandino.

 Após a abertura, foi a vez da natação. Os atletas competiram em provas de 25 e 50 metros, nas modalidades peito, borboleta, livre e com o auxílio de prancha, nas categorias masculina e feminina. Alessandra Jordão participou da entrega da premiação. A primeira-dama foi homenageada pela Apae com um buquê de flores, entregue por Viviane Aparecida, atleta de ginástica rítmica e portadora de deficiência. A secretária Luciane Rabha e a professora da Apae Andréa Portugal também receberam flores como homenagem.  As meninas Nataly, Angélica e Yasmin, da Associação Pestalozzi, chegaram nas três primeiras posições na prova de 25m nado livre, garantindo o pódio angrense. Mas em geral, os atletas nos ensinam que, como disse Tânia Ataíde durante a abertura, “o importante não é chegar na frente, mas sim chegar junto”.

Secretarias relacionadas: