Em um momento histórico para o município, o prefeito Tuca Jordão recebeu na prefeitura, na sexta-feira, 22, o reitor da universidade UniAbeu, Valdir Vilela, para a assinatura da minuta de decreto que confirma a desapropriação do prédio da entidade, situado no Parque Mambucaba, para as instalações do Centro Federal de Educação Tecnológica em Angra. O Cefet, que seria instalado em um terreno na Caputera, onde se construiria o prédio, ganhou instalações prontas, que serão revitalizadas.
Segundo o prefeito Tuca Jordão, as negociações foram muito minuciosas, e desde 2005 já se cogitava que a escola técnica federal seria no prédio da universidade, que atualmente funciona em um prédio no Balneário. O valor negociado ficou em R$ 2 milhões 600 mil, que serão pagos em 12 meses, e, de acordo com Tuca, que iniciou o governo contando com uma perda orçamentária de R$ 4 milhões ao mês, não foi muito fácil desembolsar a cifra para a compra do prédio no Parque Mambucaba.
– Queremos ressaltar a importância da atuação do professor Miguel Badenes, diretor do Cefet-Rio, nas negociações. Ele nos garantiu que se os acordos para a desapropriação fossem realizados de forma amigável, o Cefet iniciaria suas atividades no Polo do Cederj, em Jacuecanga, já no segundo semestre deste ano. Enquanto isso, o prédio do Parque Mambucaba passaria por reformas de revitalização e adaptação – iniciou o prefeito, apresentando o vice-prefeito Essiomar Gomes e os vereadores, da base do governo, presentes à reunião: Manoel Parente, Jorge Eduardo, Amilcar e José Maria Justino.
O reitor Valdir Vilela citou a participação do vereador José Maria, que sempre apoiou e reforçou a sua atuação, desde 2005, junto ao prefeito, para a realização desse sonho para Angra.
– Diante da fala do prefeito Tuca Jordão, sinto-me duplamente honrado em estar participando desse momento. Esse acontecimento, vem ao encontro de um anseio meu, de longa data, já que sou educador há mais de 50 anos. E também é um anseio da prefeitura e da população em prol da educação. A região contemplada com o Cefet precisava de alguma coisa para dar oportunidade à sua população jovem, muito ociosa e sem possibilidades de crescimento profissional, ou de ir para alguma universidade e crescer na vida. Vamos dar as mãos para que a escola cresça a fim de servir melhor à demanda estudantil da nossa cidade – explicou Vilela, contando que foram muitas as propostas recebidas para a venda do prédio, mas que a preferência era da prefeitura, para um projeto educacional de grande porte, como o Cefet.
– Hoje se estabelece um marco histórico na vantagem de termos o ensino profissionalizante em nosso município. É a oportunidade a tantos jovens da nossa região, que ficam parados e ociosos, sem condições de se profissionalizar – falou o vereador Manoel Parente, seguido pelo vereador José Maria Justino.
– Lembro-me de uma conversa lá atrás, quando o prefeito ainda era secretário de Habitação do município, e seus olhos brilharam com esse projeto. Nossa luta para a concretização desse sonho é antiga, e ainda bem que podemos contar com a força e o empenho de Tuca, que não mediu esforços para realizarmos esse desfecho – falou José Maria se referindo à administração do prefeito Tuca Jordão, que segundo ele, está surpreendendo a todos pelo caráter e convicção. – O povo agradece - finalizou o vereador.
A secretária de Educação, Ciência, Tecnologia, Esporte e Lazer, Luciane Rabha, presente à reunião, agradeceu ao prefeito e falou sobre a visita da comitiva do MEC e do Cefet-Rio nesta segunda-feira, a Angra.
– O prefeito tem um olhar diferenciado para a educação. Ele sempre disponibiliza tempo para discutirmos projetos, porque ele entende que se a educação não for prioridade, não há desenvolvimento econômico, político nem cultural para uma cidade – contou Luciane Rabha, lembrando do aumento da demanda profissional para o município. – Iremos contratar profissionais. O MEC vai abrir concurso e serão cerca 1200 alunos que o Cefet vai matricular – frisou Luciane, reforçando que existem garantias para que a escola comece a funcionar ainda neste ano.
O prefeito Tuca Jordão finalizou a reunião assinando a minuta e se responsabilizando pelo pagamento do acordo feito com a universidade UniAbeu. De acordo com a reitoria, são 20 mil m2 de área, na beira da Rio-Santos em uma área muito valorizada na região. Em cerca de dois meses o RGI passará a ser do município, pelos trâmites de transferência do registro.
– Quem sai ganhando é Angra e isso mostra que nosso empenho de três meses e meio de negociações valeram a pena. Mais vale uma boa conversa do que uma briga ruim – finalizou Tuca, se referindo à desapropriação, que foi amigável.
Cursos do Cefet
O Cefet é destinado aos que já tenham cursado ou estejam cursado o Ensino Médio. Os cursos que serão oferecidos são: Técnico em Pesca, Técnico em Eletromecânica e Técnico em Gestão Ambiental. Até 50% das vagas poderão ser destinadas aos alunos de escolas públicas, que serão selecionados com base no histórico escolar. As demais vagas serão preenchidas através de um processo seletivo de prova de conhecimento. A contratação de professores se dará através de concurso público realizado pelo MEC, sob o regime de dedicação exclusiva.