Projeto Secretaria de Fazenda Itinerante

A ação visa facilitar a vida do contribuinte e legalizar atividades comerciais

Terça-Feira, 26/05/2009 | .

 

Do dia 15 ao dia 20 de junho, a prefeitura, através da Secretaria de Fazenda, estará na sede do projeto Teclar, na Avenida Itaguaí, Japuíba, das 10h às 17h, para atender a população com o projeto Secretaria de Fazenda Itinerante. O objetivo é prover facilidades de modo a viabilizar o fomento da arrecadação de tributos e a legalização do comércio informal e ambulantes.

Serão oferecidos serviços como: emissão da segunda via do IPTU 2009; cadastramento de residências; cadastramento de imóveis comerciais; mudança de utilização; entrada para solicitação referente ao ITBI; benefícios quanto a isenções; emissão de certidões; emissão das guias dos débitos da dívida ativa; certidão de cadastro; revisão de áreas; cadastramento do comércio ambulante; legalização de empresas; entrada de processos referentes à Secretaria de Fazenda; emissão de Nota Fiscal Eletrônica; Fiscalização Fazendária e Postura; autorização de emissão de talão de nota fiscal.

A ação visa facilitar a vida do contribuinte e legalizar atividades comerciais, identificadas pela Secretaria de Fazenda durante a Operação Informalidade.

-A idéia é levar para a Japuíba todos os serviços oferecidos pela secretaria. Fizemos um levantamento no bairro, e constatamos que 204 comércios não estão cadastrados, estão trabalhando sem alvará e sem inscrição municipal. A intenção, quando criamos a Secretaria de Fazenda Itinerante, é de trazê-los para a formalidade. Legalizados, eles trabalharão com mais segurança e poderão buscar benefícios e investimentos para seus negócios-falou o secretário de Fazenda, Roberto Peixoto adiantando que com essas ações, além de facilitar a vida e dar tranquilidade aos cidadãos, alcança-se um aumento real da arrecadação dos tributos municipais.

Segundo o secretário, com o esforço da equipe de fiscalização desde o governo anterior, a prefeitura aumentou sua arrecadação este ano em 30%. Somente com ISS foram 27% e com IPTU, 24%. Depois da Japuíba, a Secretaria de Fazenda Itinerante irá ao Parque Mambucaba. No bairro um levantamento está em andamento, e até agora fora identificados 145 comércios não-legalizados.

A Ilha Grande também não está de fora da fiscalização. No sábado, 23, o secretário Roberto Peixoto esteve no bairro com sua equipe de Fiscalização Fazendária e de Postura. Eles expediram 50 notificações dentro da Operação Informalidade. Em 15 dias a equipe voltará ao local para verificar as providências tomadas pelos notificados.

Secretarias relacionadas: