Um seminário voltado para empresários do trade turístico de Angra dos Reis, representantes de sindicatos, associações, CDL, da Polícia Militar, Capitania dos Portos e de setores da prefeitura e outras atividades ligadas ao setor, foi realizado pelo Sebrae e pela TurisAngra nesta terça-feira, 26, no auditório do CEA, na Praia da Chácara.
O evento faz parte de uma série de medidas que a TurisAngra vem tomando para abrir as discussões na sociedade, sobre as mudanças que precisam ser tomadas para a evolução do município no Estudo de Competitividade, elaborado pelo Ministério do Turismo, para selecionar os 65 Destinos Indutores.
– Eu trago o desejo do prefeito Tuca Jordão, de construir um governo participativo, com cada um cumprindo seu papel. Nós, da TurisAngra, queremos reativar a discussão da sociedade, através do Conselho de Turismo, como uma instância de governança participativa dos diversos setores. Nós já assumimos, publicamente, nossas metas na reunião com o conselho e, nesse encontro de hoje, temos três objetivos: reapresentar essas metas, falar sobre a participação de Angra no Salão Estadual de Turismo e nivelar o vocabulário dos entrevistados do Estudo de Competitividade dos municípios indutores de turismo – falou o presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, se referindo à visita dos pesquisadores do Ministério do Turismo, que virão a Angra dos dias 1º a 5 de junho para avaliar o empenho do município na questão da promoção turística.
– Não queremos maquiar os dados, mas percebemos que no último estudo, os números refletem a realidade da falta de informação sobre a infraestrutura, serviços e equipamentos turísticos, e não a inexistência deles. Queremos que, nesse encontro, haja um esclarecimento e orientação das respostas, para que sejam dadas de forma verdadeira – afirmou Veníssius, defendendo que as questões que são discutidas de forma macro com a sociedade são essenciais para um futuro melhor para Angra.
O consultor do Sebrae-RJ, Jarbas Modesto, foi quem apresentou os dados do estudo do Ministério do Turismo e explicou sobre questões de saúde pública, energia, comunicação e facilidades financeiras, segurança pública, urbanização, acesso, transporte aéreo, acesso rodoviário, aquaviário e ferroviário e sistema de transporte no destino. A questão da sinalização turística, e do Centro de Atendimento ao Turista (CAD), do espaço para eventos, capacidade dos meios de hospedagem, qualificação profissional e restaurantes, também foram amplamente discutidos com o público presente. – Queremos que vocês saiam daqui com a responsabilidade e consciência de que são agentes multiplicadores de ações – falou Jarbas.
Metas da TurisAngra
No encontro, a turismóloga da TurisAngra, Amanda Salazar, apresentou as metas da fundação e, dentre elas, destacou a criação do inventário turístico para Angra, um dos principais projetos para esta gestão. O inventário será um sistema de organização das informações turísticas da cidade para aumentar a divulgação dos atrativos e facilitar a visita dos turistas.
A revitalização do Trem Ecoturístico da Mata Atlântica é outro projeto que tem recebido atenção. A perspectiva é de que a volta do trem aumente o tempo de permanência do turista em Angra. E de acordo com Amanda, a TurisAngra já protocolou um pedido de homologação para a revitalização do trem junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aguarda verbas do Governo Federal.
Um dos principais projetos a serem implementados, também, será o de mobiliário urbano e sinalização turística, mais uma medida visando facilitar a informação para os visitantes. Em uma primeira etapa, irá contemplar o Centro da cidade, em seguida também será implantado nos corredores turísticos. Projetos para alavancar a visita de turistas durante as festas e feriados é o Natal Iluminado, nos moldes do Natal Luz, da cidade de Gramado-RS. Outros projetos de curto prazo são o plano de marketing para o setor, certificação de qualidade para serviços turísticos, capacitação profissional, manutenção e conservação de logradouros públicos, dentre outros. Há ainda outros projetos importantes, como a revitalização do centro histórico, criação de pórticos para informações turísticas, construção de estação de turismo no Abraão, além da reforma e ampliação do cais do local etc.
Angra no Salão Estadual de Turismo
A participação de Angra no Salão Estadual de Turismo, que será realizado nos dias 5 e 6 de junho em Petrópolis, também foi um assunto apresentado no seminário. Segundo Marcus Veníssius, a intenção na participação do município não é apenas vendê-lo como sol e mar, mas como um lugar onde existe investimento na cultura e na sua história. O stand da TurisAngra contará com 15 m2 e será ao lado do stand de Paraty.
– Iríamos fazer um stand da região Costa Verde, até porque estamos lutando para uma regionalização do setor, como há no litoral norte do Estado do Rio, que abrange Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, São Pedro da Aldeia, Saquarema e outras cidades. Mas não conseguimos neste terceiro ano de participação, ainda – informou Amanda, afirmando que, no ano que vem, a intenção é que Angra e Paraty estejam juntas no Salão.
De acordo com Amanda, no stand serão oferecidos brindes e cortesias de serviços de hotéis, pousadas, restaurantes da cidade e serão realizadas apresentações culturais de Folia de Reis e a tradicional Dança dos Velhos, da Festa do Divino com o Menino Imperador.
– Levaremos material de divulgação de empresas do trade do município, mas apenas as cadastradas no Ministério do Turismo poderão enviar seus materiais promocionais. Se vocês não estiverem cadastrados, todo o material enviado e exposto será recolhido do stand – informou Amanda, avisando aos que quiserem se cadastrar, o façam pelo site www.cadastur.turismo.gov.br, e que o cadastro, agora, é gratuito.